Sociáveis e dóceis, estão sempre prontos para a brincadeira ou para um passeio.
Os Porquinhos-da-índia têm um temperamento sociável e de fácil manejo e, embora adorem uma sesta, estarão sempre dispostos a uma brincadeira ou a um passeio.
- Família: Caviidae
- Origem: América do Sul, Cordilheira dos Andes
- Altura média: 20-25 cm
- Expectativa de Vida: 5-9 anos
Temperamento
Nos primeiros contactos, o Porquinho-da-índia é bastante tímido, pelo que deve ser acostumado desde pequeno a conviver com o dono.
Pode mesmo morder se se sentir ameaçado. Desenvolve a sua atividade principalmente durante a noite. No entanto, aceita alegremente os passeios diurnos e as brincadeiras com os companheiros. O ideal é adquirir um par da mesma ninhada pois não suportam estar sozinhos.
Cuidados a ter
No que respeita a alimentação, este roedor deve comer ração própria para Porquinho-da-índia complementada com alimentos vegetais. Deve-se dar pequenas quantidades de alimento, três vezes ao dia. O Porquinho-da-índia precisa de alimentos ricos em vitamina C e de feno permanentemente disponível. Isto é fundamental para o desgaste dos seus dentes, em constante crescimento, e para regular o funcionamento do seu organismo. Quanto à higiene, os próprios porquinhos encarregam-se dela e lambem-se individualmente, como os felinos, podendo mesmo ajudar-se nesta tarefa.
Alojamento
Muito rústico, este animal adapta-se facilmente a qualquer ambiente, exigindo apenas um local bem seco e que não receba luz do sol direta. Basta-lhe um espaço onde possa organizar a sua rotina diária, composta de passeios e brincadeiras além da própria higiene. Alguns criadores recomendam um espaço sem teto e com uma vedação baixa.
Características inatas
Os porquinhos são muito dóceis e podem ser carinhosos se adquiridos desde pequenos. Precisam de bastante atenção e adoram mimos, tanto que muitas vezes adormecem quando o recebem. São ótimos companheiros para crianças.
Saúde
Quando estão doentes normalmente ficam quietos a um canto da gaiola, tristes e sonolentos, com o pelo opaco e eriçado. Se houver alguma diminuição de peso, falta de apetite (se ao alimentar eles não vierem ter com o dono) ou alteração do pelo deve consultar um veterinário, de preferência especialista em roedores.