Pombo Comum

Pombo Comum

Resistente e dotado de um espantoso sentido de orientação, pode voar mais de 1.500 km.

Muito resistente e dotado de um espantoso sentido de direção,
um pombo-correio bem treinado pode voar mais de 1.500 km até atingir o seu destino.

  • Família: Columbidae
  • Origem: Eurásia e África
  • Altura média: 28-36 cm
  • Expectativa de Vida: 10 anos

Temperamento

O Pombo Comum, também conhecido como Pombo Doméstico ou Pombo-das-Rochas, pertence à família Columbidae. Este animal é um velho servidor do homem. Muito resistente e dotado de um espantoso sentido de direção, um pombo-correio bem treinado pode voar mais de 1.500 km até atingir o seu destino. As pombas ornamentais são criadas por causa do seu canto, habilidades acrobatas ou de voo, assim como pela sua beleza.

Cuidados a ter

O Pombo Comum alimenta-se de sementes, grãos de diversos cereais (trigo, cevada, milho, aveia), de caracóis, insetos e minhocas e frutas e, nas cidades, do que estiver disponível nas ruas, incluindo resíduos.

Alojamento

Podem ser criados tanto num viveiro ao ar livre como num viveiro em recinto fechado. Como as aves não trepam, é mais importante que as gaiolas sejam amplas do que muito altas.

Características inatas

Trata-se de uma espécie que se adaptou perfeitamente à vida nas cidades. Voa bem e move-se no solo andando com passinhos miúdos e rápidos. Para a cabeça a cada passo dado, durante um instante, a fim de observar melhor as cercanias. Não esconde a cabeça entre as penas do dorso para dormir. Gosta de tomar banho.

Saúde

Representa um problema de saúde pública por abrigarem parasitas na sua plumagem e também através das fezes, como histoplasmose, salmonella ou criptococose. Também é considerado um grave problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas e danifica monumentos com as suas fezes.