Dócil e fiel para os seres humanos mas, no entanto, pouco tolerante com outros cães.
O Pit Bull Americano impressiona à primeira vista por ser um cão de força, paixão e com uma determinação ilimitada. Parece muito atarracado, com um pescoço largo, mas ainda assim é ágil e extremamente forte para o seu tamanho.
- Família: Terrier, Mastiff (Bulldog)
- Origem: Estados Unidos da América
- Função original: Luta com touros, cão de luta
- Tamanho e Peso médio do macho: Alt.: 35-60 cm; Peso: 10-35 kg
- Tamanho e Peso médio da fêmea: Alt.: 35-60 cm; Peso: 10-35 kg
- Expectativa de vida: 10-12 anos
- Outros nomes: American Pit Bull Terrier, APBT
- Posição no ranking de inteligência: Raça ainda não reconhecida
Temperamento
O Pit Bull, por instinto, é um cão dócil para os seres humanos. No entanto, tem um baixo nível de tolerância em relação a outros cães, devido à sua história e ao motivo para o qual foi criado. É um ótimo cão de família e pode ser um bom cão de busca e salvamento, cão polícia ou cão de terapia para pessoas com deficiências. Devido à sua forte ligação ao ser humano, é pouco desconfiado e, por isso, não é um bom cão de guarda.
Cuidados a ter
Necessita da sua dose diária de exercício, de preferência um passeio com trela ou um jogo vigoroso no jardim. Esta raça perfila-se melhor para partilhar e usufruir do conforto do lar. O cuidado do pelo é mínimo.
Adaptado a
Interior e exterior.
Características inatas
O American Pit Bull Terrier é um cão extremamente forte, conhecido pela sua resistência, agilidade e determinação. É também muito fiel ao seu dono e às pessoas com quem convive. É muito inteligente e aprende rapidamente.
Problemas de saúde mais comuns
Doença arterial coronária, displasia da anca e cataratas.