Alegres e dóceis, os Periquitos têm capacidade para aprender palavras.
Os Periquitos são as aves de gaiola mais conhecidas entre o público em geral, principalmente pelo aspeto alegre e manso, podendo, inclusive, aprender algumas palavras se os donos
tiverem paciência.
- Família: Psittacidae
- Origem: Austrália
- Altura média: 17-18 cm
- Expectativa de Vida: 18 anos
Temperamento
Os Periquitos são aves extremamente alegres e barulhentas. Podem ser criadas em casais e em grandes grupos, até mesmo com outros tipos de aves. No entanto, os Periquitos podem também ser criados individualmente. No entanto, é condição que sejam adquiridos numa idade precoce, para se acostumarem com os donos.
Cuidados a ter
No mercado existem várias soluções de mistura de milho-alvo, alpista, aveia descascada e papa fortificante. Encontra-se também vitaminas e cálcio em pequenas pedras à venda. Alimentos vegetais, como cenoura e olho de couve, devem ser devidamente lavados em água fresca. É preciso renovar diariamente o bebedouro com água limpa e fresca.
Alojamento
Uma das grandes vantagens em criar Periquitos reside na sua fácil adaptação ao meio em que são inseridos. As gaiolas podem ser adquiridas nas lojas de animais de estimação e são preparadas para receber periquitos.
As especificações como as caixas dos ninhos, os recipientes para água e comida devem ser respeitados.
Características inatas
São aves extremamente alegres e dóceis que requerem alguma paciência para se habituarem a ser pegadas. O treino pode começar a partir de qualquer idade, mas quanto mais cedo mais facilmente se veem resultados.
Saúde
Embora seja raro encontrar doenças em Periquitos, estas podem acontecer por contaminação de outros pássaros, moscas e mosquitos.
Em caso de doença consultar sempre um veterinário.