Peixes de água quente

Peixes de água quente

Peixes de água quente, ou tropicais, são uma classificação que engloba os peixes encontrados em ambientes tropicais. Isto inclui espécies de água doce e de água salgada.

Os Guppys são uma das espécies de peixes de água quente mais comuns.

Desse modo, a temperatura de um aquário quente deve variar tipicamente entre 22°C e 28°C.
Os tanques aquecidos são muitas vezes escolhidos simplesmente devido à variedade e beleza de peixes que oferecem.
Os peixes de água quente têm uma coloração muito variada e brilhante que os torna muitíssimo populares. Em peixes de água doce, esta coloração tipicamente deriva de iridescência. Os peixes de água salgada são, geralmente, pigmentados.

Aquário de água quente – Quais os componentes principais?

  • aquário
  • sistema de filtragem da água
  • plantas
  • substrato
  • sistema de aquecimento
  • manutenção da temperatura da água

A única diferença entre um aquário de água fria e um de água quente corresponde ao custo adicional de um sistema de aquecimento e manutenção da temperatura da água. Este é composto por lâmpadas, aquecedor elétrico, termóstato e termómetro.

O aquário pode ser aquecido por lâmpadas elétricas

Estas são colocadas junto à superfície, e também através de um aquecedor elétrico de imersão, controlado por um termóstato. O termóstato tem como objetivo manter a água a uma temperatura constante e adequada aos peixes. Este é absolutamente necessário em aquários de peixes tropicais. Também é conveniente recorrer ao uso de um termómetro para verificar a temperatura da água. Ao mesmo tempo, é preciso controlar o funcionamento do termóstato. Deve ser colocado no fundo do aquário.

A dimensão do aquário deve depender do espaço disponível

Assim como a quantidade e o tamanho dos peixes e plantas que se pretender lá colocar. As dimensões mínimas são de 60 cm de largura, 35 cm de altura e 35 cm de profundidade.

Evite a proximidade de janelas

A luminosidade inadequada atrapalha os peixes e a beleza do aquário. Os aquários podem ter formas variadas e a base pode ser circular, octogonal ou triangular, mas a base retangular é mais recomendada. Podem ser constituídos de diversos materiais. No entanto, o aquário com armação em alumínio (que tem uma moldura estável em alumínio e os vidros posicionados e fixos com silicone) será a construção mais segura contra golpes.

Ao contrário do que parece ser o mais óbvio, quanto maior for o aquário, melhor será a sua estabilidade biológica e mais simples se torna a sua manutenção.

O aquário deve ser limpo com esponja

Deve-se evitar o uso de detergentes e secar cuidadosamente, antes de ser reutilizado. Por fim, verifique se a temperatura da água está adequada ao tipo de peixe que vai colocar.

O substrato é o fundo do aquário. Pode ser de areia fina, areão grosso ou ainda composto por substratos especiais para plantas. Devem-se evitar os substratos coloridos com cores fortes, pois perturbam os peixes.

A iluminação está dependente das plantas que vão cobrir o aquário

Tal como nos peixes de água fria, a presença de um filtro é crucial para eliminar as impurezas da água. Os filtros ativados por um compressor de ar também são os mais populares neste universo.

Saiba quais as espécies mais comuns:

  • Neón
  • Guppy
  • Escalar
  • Limpa Fundos
  • Limpa Vidros