Apesar do seu grande porte, este cão é afetivo e um ótimo cão de companhia.
O Pastor Maremano Abruzês é uma excelente raça para a guarda de rebanhos, pois são cães muito protetores, mas podem ser também muito barulhentos. Gostam de trabalhar em grupo e as áreas rurais são mais adequadas para eles.
- Família: Pastoreio, Pecuária
- Origem: Itália
- Função original: Cão pastor, cão de guarda
- Tamanho e Peso médio do macho: Alt.: 65-73 cm; Peso: 35-45 kg
- Tamanho e Peso médio da fêmea: Alt.: 60-68 cm; Peso: 30-40 kg
- Expectativa de vida: 11-13 anos
- Outros nomes: Nenhum
- Posição no ranking de inteligência: Raça ainda não reconhecida
Temperamento
Apesar do grande porte, o Pastor Maremano Abruzês é um ótimo cão de companhia que gosta de saber onde estão todos os membros da família e é fisicamente afetivo. Enquadra-se melhor em zonas rurais que tenham uma área aberta adequada à sua atividade, dando-se mal em pequenas propriedades ou apartamentos.
Cuidados a ter
Necessita de bastante espaço e de uma vasta área aberta onde possa viver, especialmente se o puder fazer numa quinta dentro de uma matilha. Como parte das suas funções de guarda tende a ladrar, o que cria problemas a mantê-lo numa área demasiado povoada. Geralmente, gosta de dormir com o seu rebanho, no exterior da casa. O seu pelo precisa de ser escovado uma vez por semana.
Adaptado a
Exterior
Características inatas
É gentil e sociável mas ferozmente protetor. Facilmente cria uma ligação com a família, mostrando-lhe a sua faceta mais calma e inteligente. Pode mostrar-se hostil com estranhos.
Problemas de saúde mais comuns
Displasia da anca