Será que está a stressar o seu cão?

Stress no seu cão: será que a causa está em si?

Tal como os humanos existem uma série de motivos pelos quais isto pode acontecer. A começar por si! Por isso, quando notar que o seu cão anda stressado, faça uma auto-avaliação. Veja alguns potenciais comportamentos seus que podem transmitir stresse no seu cão.

Fica frustrado quando o seu cão se comporta… como um cão!

Os cães fazem uma série de coisas que, para nós, são disparates. Para eles, são normais! Coisas como ladrar, escavar ou roer. Claro que é chato quando o alvo deles são os nossos sapatos preferidos. Mas em vez de se zangar com o seu cão, ensine-o a direcionar os seus instintos. Por exemplo, tendo brinquedos de roer à disposição para ele brincar.

Tem regras confusas

Os cães precisam de regras bem definidas e coerentes! Já pensou se numa semana o deixa saltar para a sua cama, e na seguinte, esse comportamento é intolerável? O cão irá ficar confuso! Por isso, defina os seus limites e seja rigoroso.

Espera que o seu cão lhe obedeça só porque o quer ver feliz

Os cães adoram ver os seus donos felizes. Sem dúvida! Mas não deixam de ser animais e oportunistas. Isto significa que, se apanharem um bocado de chouriço no balcão da cozinha, é quase certo que o vão comer!
Assim a maioria dos cães atua com base na recompensa. Podem ser guloseimas (adequadas a cães) ou um passeio extra. A recompensa certa estimula o comportamento desejado. E ficam todos mais felizes.

Usa palavras diferentes para o mesmo propósito

Na língua de humanos, é normal usar várias formas para dizer o mesmo. Para o cão, isso é muito confuso. Assim, arranje expressões para o mesmo objetivo e seja consistente. Não se esqueça que a família tem de acompanhar. Por isso, façam disto uma atividade em família!

Aponta um dedo acusador na sua direção

Este é um comportamento típico que induz stresse em cães. Ele pode até nem saber o que fez de mal. Mas fica stressado só de ver o dedo apontado!

Abraça-o para lhe dar afeto

Este comportamento pode causar stresse a cães, por se sentirem encurralados. Ou podem adorar! Em suma, depende do cão. Por isso, a melhor forma de saber é conhecer o seu cão. Se ele não gosta de abraços, não o force. Só o vai stressar.

Não o passeia o suficiente

Os cães vivem nas nossas casas. O que significa que, a não ser que viva numa quinta, estão dependentes dos donos para os passear. Não se exercitarem o suficiente é um dos principais potenciadores de comportamento indesejado nos cães. Causado por stresse, é claro.
Por isso, se notar comportamentos destrutivos, experimente passear mais o seu cão. Se calhar é mesmo só isso que ele precisa.

Se após fazer esta auto-avaliação, achar que tudo está bem do seu lado, é altura de falar com o especialista. Fale com o veterinário e tente perceber o que pode estar a causar stresse ao seu cão.

PUB PUB