Porque é que o gato está triste?

Sinais de tristeza no gato: Saiba quais são

O seu gato parece-lhe triste ou aborrecido? Talvez esteja mesmo.

Veja como reconhecer alguns sinais de tristeza no gato.

Preguiça ou inatividade?

Os gatos dormem muitas horas por dia. No entanto, se estiverem sempre em casa deitados, talvez estejam aborrecidos. Os gatos também precisam de estímulos. Os gatos inativos têm um risco acrescido de obesidade e, por isso, estimular brincadeiras diariamente é importante.

Ansiedade e medo

Existem muitos gatos que se assustam com facilidade. E reagem a pequenos sons e gestos como se de uma ameaça se tratasse. São os que se escondem logo que entra um estranho em casa. E os que detestam encontros de amigos e família, em que a confusão em casa aumenta. O ideal é criar um refúgio longe da confusão, no qual o gato se sinta seguro, para tentar diminuir a ansiedade.

Queixumes e birras

Os gatos por vezes miam de forma sistemática junto à comida, apesar da tigela estar cheia. Na verdade, o que eles querem são mimos – estão a chamar a atenção do dono. Nessa altura, pode brincar, dar festas ou pegar ao colo para eles se acalmarem.

Um gato saudável é um gato satisfeito e, por isso, esteja atento ao comportamento do gato. Se lhe parecer que estes 3 sinais não se aplicam, para explicar alterações de comportamento, consulte o médico veterinário.