Porque é que o gato perde tanto pelo?

Reduzir a perda de pelo: Veja algumas dicas

O processo de perda de pelo nos gatos é algo natural. Acontece ao longo de todo o ano, embora com maior incidência em épocas específicas. No entanto, há alguns cuidados que pode ter para reduzir a perda de pelo no seu gato. Com as óbvias vantagens na limpeza da casa!

Cuidados a ter para reduzir a perda de pelo

Escovagem

A escovagem diária é a melhor forma de reduzir o volume de pelo no chão e móveis, na sua casa.
Bastam 5 minutos por dia para retirar o pelo morto em vez de ir caindo ao longo dos dias, deixando tufos de pelo por toda a casa.
Além disso, é um momento de mimo para o seu gato. E um momento de descontração para si. Bem melhor do que passar o tempo a limpar o chão!

Escolha uma escova adequada ao pelo. Se o seu gato tiver pelo comprido, escolha uma escova de cerdas longas, para que a escovagem seja eficaz.

No verão, pode optar por fazer uma escovagem diferente. Com uma luva do banho bem escorrida, faça o mesmo processo de limpeza. Só tem de ter cuidado para não mexer nas orelhas e olhos. Além de retirar o pelo morto, também estará a ajudar o seu gato a ficar mais fresco.

Alimentação

A alimentação é uma variável muito importante na saúde dos gatos. Existem evidências que mostram que alimentos que contêm ómega 3 e ómega 6 fortalecem o pelo dos gatos.
Os seguintes ingredientes são ricos em ómega 3 e ómega 6 e incluidos em vários alimentos e suplementos alimentares para gatos:
– peixes gordos, como a sardinha e a cavala
– frutos oleaginosos, como nozes e avelãs
– sementes, como linhaça e chia

Parasitas

Os parasitas têm um efeito notório no pelo dos gatos, pois terão tendência a coçarem-se. Garanta que o seu gato está livre de parasitas. Não só usando produtos específicos, como estando atento a determinados comportamentos. Além dos produtos de desparasitação externa, é importante assegurar também a desparasitação interna, pois esta também tem impacto no pelo do gato. Consulte o veterinário sempre que suspeitar que o seu gato pode ter parasitas.

Com alguns cuidados simples, reduza a quantidade de pelos na sua casa. E desfrute da relação com o seu gato!

PUB PUB