Perigo em casa! O que faz mal ao cão?

Perigo em casa! O que faz mal ao cão?

O que faz mal ao cão nem sempre é o que faz mal aos humanos. É por isso importante saber quais os perigos que podemos ter em casa. Para que os cães possam estar em segurança, dentro da sua própria casa.

Veja então o que faz mal ao cão e que deve manter fora do seu alcance.

Medicamentos

Os medicamentos devem estar sempre fora do alcance, para não haver risco de ingestão por curiosidade do animal. Adicionalmente, é importante ter atenção que os medicamentos para humanos nem sempre são adequados para cães! Por isso, se o seu cão adoecer, não ceda à tentação de lhe dar o medicamento que costuma tomar. Leve-o ao médico veterinário e tenha um diagnóstico e tratamento adequados.

Anti-parasitários

Embora muitas vezes se destinem a animais, podem não ser adequados ao seu cão. Por exemplo, há produtos para cães que são tóxicos para gatos, ou o inverso.

Pesticidas

Todos estes produtos têm elevada toxicidade e podem ser fatais para o seu cão. Se usar estes produtos em casa, garanta que o faz num local ou área inacessíveis ao seu cão.

Líquido anticongelante

Os produtos para colocar no motor dos veículos são tóxicos para os cães. Pelo seu odor doce, podem ser particularmente atrativos para os cães, pelo que é essencial mantê-los longe.

Tintas e produtos associados

Todo o tipo de tintas, vernizes ou outros químicos podem causar irritações ou queimaduras químicas. Quer sejam ingeridos ou entrem em contacto com a pele do cão.

Produtos de limpeza da casa, roupa e higiene

Todos estes produtos podem desencadear reações adversas do aparelho digestivo. Se suspeitar de ingestão, vá de imediato ao médico veterinário.

Plantas

Há muitas plantas ornamentais, muito comuns, que são tóxicas para os cães. Muitas vezes só se desconfia da sua ingestão por haver restos de folhagens espalhadas. Se notar alguns sinais no seu cão, leve-o ao médico veterinário. Exemplos destas plantas são a estrela de Natal ou a planta da Aloe-Vera.

Alimentos

Há uma série de alimentos que ingerimos normalmente, e que são tóxicos para os animais. Alguns exemplos são:

  • chocolate
  • cebolas
  • chá
  • sal
  • batatas
  • refrigerantes
    Deste modo, garanta que os seus alimentos não estão acessíveis ao seu cão. Da mesma forma, o caixote do lixo deve estar bem fechado, para não haver acidentes!

Há ainda outros perigos, como a ingestão de pilhas ou moedas, ou até tomadas ou fios elétricos. Esteja atento!

PUB PUB