Como manter a higiene oral do seu gato?

Os gatos podem ter doenças na boca originadas, na maioria das vezes, por acumulação de tártaro nos dentes e nas gengivas.

Como identificar os sintomas?

O mau hálito é um dos primeiros sintomas. Este problema pode provocar dores e até inibir o gato de comer. Outro sintoma é a formação de uma gota no exterior da boca do gato (parece que se está a babar) – é sinal que está com dores.

Porque se formam placas de tártaro?

Como todos os mamíferos, quando comem, os gatos também acumulam comida entre os dentes e gengivas. A acumulação dessas partículas provoca a formação de placa bacteriana. As bactérias formam uma película e produzem ácidos que irritam as gengivas e destroem o esmalte dos dentes. Quando os dentes não são tratados, essa película endurece e calcifica.

O que fazer?

Se detetar sintomas, deve consultar um veterinário para que seja avaliado o estado da boca. Se a placa estiver muito desenvolvida pode obrigar a uma intervenção cirúrgica.

A prevenção é sempre a melhor solução!

Deve optar por uma alimentação equilibrada e escolher alimentos secos que evitam a acumulação de tártaro (consulte o rótulo das embalagens para confirmar que os alimentos têm esta propriedade).
Escovar os dentes do gato com uma escova e pasta apropriadas é também aconselhável, quando o gato assim o permite. Se começar desde pequenino é mais fácil. Deve escovar bem os dentes de cima para baixo e da esquerda para direita, e com mais suavidade as gengivas para não magoar.

PUB PUB