Com que idade se pode retirar o gatinho da mãe?

A idade mais comum, para poder retirar o gatinho da mãe, é entre as 8 e 12 semanas. Mas o desmame deve ocorrer de forma progressiva.

A amamentação nos gatos é uma fase muito importante para o seu desenvolvimento.

Tal como nos humanos, o leite materno fornece imunidade e nutrientes essenciais ao seu crescimento. Se vir que a gata rejeita o gatinho, deve consultar de imediato o veterinário para encontrar alternativas.

Alimentação nos primeiros meses

A partir das 4 semanas, pode começar por propor ao gatinho pequenas porções de alimentos húmidos, em forma de cubinhos de carne ou peixe, por exemplo.

Com dois meses, já pode começar a dar húmidos e secos adequados para a idade. Se vir que o gatinho tem dificuldade em mastigar os secos pode fazer um caldo de peixe sem sal e demolhar os biscoitos.

Com cerca de 12 semanas, mesmo que o gatinho ainda procure a mama da mãe pode fazer uma alimentação mista.

Se tiver muitos gatinhos, não deve separar de uma só vez os pequeninos da mãe. Assim, deve fazê-lo progressivamente, para a mãe deixar de aleitar sem desenvolver mastites. Se tiver de retirar os gatinhos da mãe, de forma definitiva, e verificar que a mãe fica muito ansiosa e que os procura, deve lavar todos os objetos dos gatos. Incluíndo a cama, as almofadas, os brinquedos, etc. para tentar retirar o cheiro dos gatinhos.