Será que o gato está deprimido?

O gato parece que anda cabisbaixo? Será que está triste?

Temos todos uma tendência inevitável em humanizar os nossos pets mas, às vezes, temos mesmo a certeza que eles estão a comunicar conosco. Será que eles também podem andar deprimidos e aborrecidos?

A resposta é SIM!

Os gatos dormem 2/3 do dia, mas quando estão acordados têm muita energia. Se o gato passa 24 horas deitado, e não tem sinais de doença, pode simplesmente estar aborrecido. Miar atrás dos tutores incessantemente, apesar das taças estarem cheias de comida e água pode ser uma chamada para a brincadeira e para receber mimos e atenção. Os gatos também precisam de estímulos e de brincar.

Se o gato não sai de casa, ter brinquedos disponíveis, arranhadores e móveis para trepar pode ajudar.

Deixar de fazer a sua higiene diária, também pode ser sinal de que o gato está triste. Consulte o veterinário, para eliminar a hipótese de alguma patologia, e tente identificar a origem de alguma ansiedade que ele possa ter. O mesmo pode acontecer com:

  • a utilização desleixada da “casa de banho”
  • a recusa em comer determinados alimentos
  • andar assustadiço
  • estar escondido durante muito tempo, etc.

Um comportamento, que saia da normalidade, é habitualmente sinal de alguma doença. Mas se não for esse o caso, é mesmo falta de atenção. Algo que se resolve com mimos e mais companhia.

PUB PUB