Gatos sozinhos em casa… por quanto tempo?

Dicas para deixar o seu gato sozinho: Descubra!

Os gatos têm fama de serem independentes e até de gostarem de estar sozinhos. No entanto, são animais sociáveis, que sentem a falta do seu dono quando este se ausenta.

É muito comum os donos de gatos passarem o fim-de-semana fora de casa e deixarem os gatos sozinhos. Com comida e água suficientes, para não haver fome ou desidratação. Mas nem todos os gatos ficam bem nesta situação.

Uma questão está relacionada com a idade do gato.

Assim, um gato adulto e saudável poderá de facto ficar sozinho durante 1 ou 2 dias. No entanto, se for um gatinho pequeno, um gato sénior ou um que tenha problemas de saúde, já será desaconselhado.

Outra questão é a personalidade do gato.

Há gatos muito independentes de facto. E outros muito carentes. Compreenda o seu gato e decida o que será adequado para ele. Também pode ir experimentando. Por exemplo, ficando ausente um dia e vendo o impacto no comportamento do seu gato.
Seja como for, deixar o gato sozinho, mesmo que por pouco tempo, não deverá ser a prática corrente.
Eles precisam de atenção e atividade, para evitar comportamentos indesejados e problemas de saúde.

Mas tendo em conta que todos os donos têm a sua vida fora de casa, conheça algumas dicas para deixar o seu gato sozinho. E em segurança.

Eduque de forma positiva

Procure dar reforços positivos ao seu gato, quando ele se distrai sozinho .Pode ser a atirar com um pequeno brinquedo ou a usar o arranhador.
Desta forma estará a incentivá-lo a usar a sua energia de forma positiva e a ajudá-lo a ser mais independente.

Crie um ambiente interessante

Uma casa bonita para nós poderá não ser interessante para o seu gato. Esqueça por momentos as casas de revista e assegure que a sua tem arranhadores, brinquedos e acessórios. Estará a contribuir para um comportamento saudável do seu gato, assim como uma mente mais ativa.

Se tiver de se ausentar, prepare-se

Se estiver fora até 2 dias, deve ter alguns cuidados adicionais para que o seu gato fique confortável, bem alimentado e hidratado.
Deixe várias taças com água e com comida. O seu gato até poderá sentir a sua falta e comer menos, mas a comida à disposição irá reduzir possíveis ansiedades.
Além disso, deixe mais do que uma caixa de areia. Os gatos são animais muito asseados, e poderão fazer as necessidades fora da caixa, se esta não estiver impecável.

Além do essencial, prepare uma zona segura para o seu gato. Nessa zona, pode colocar feromonas felinas. Estas são substâncias químicas, que irão despoletar sensações de felicidade ao seu gato. Assim, vai ficar mais calmo e tranquilo na sua ausência. As feromonas podem ser colocadas através de um difusor.

Se a sua ausência for superior a 2 dias, o melhor será recorrer a outras pessoas ou serviços. Conheça as nossas sugestões para ir de férias e deixar o seu gato em segurança.

PUB PUB