Crie um ambiente adequado para gatos seniores no inverno

Crie um ambiente adequado para gatos seniores no inverno

Os gatos seniores podem sofrer mais com o frio do inverno. Estas dicas ajudarão a criar um ambiente adequado para gatos seniores no inverno, para que passe esta época mais saudável.

Caixa de areia quentinha

Muitas vezes a caixa de areia é colocada em locais mais frios ou húmidos, como caves, garagens ou marquises. Principalmente para gatos seniores, pode ser desconfortável. Por isso, pense numa alternativa mais quentinha. Para a transição, coloque uma segunda caixa de areia no novo local e espere que o gato a passe a usar. Depois, poderá retirar a primeira. Caso não tenha uma alternativa, pode colocar um aquecedor ao pé da caixa.

Aquecimento ligado

Deixe o termóstato numa temperatura amena, para que o seu gato senior não sinta tanto o frio. Deixe também uma almofada, cama quentinha ou cobertor num local onde bata o sol. Mobília com sol Se o seu gato senior tiver uma peça de mobília preferida, tente colocá-la num local com sol, para que se mantenha mais quente no inverno. No entanto, não mude tudo de sítio de uma só vez, uma vez que tanta mudança será um fator de stress para o gato. No final, assegure que o gato consegue chegar ao local que destinou para ele.

Cama aquecida

Procure uma cama aquecida ou uma que tenha material termorefletor, que aproveita o calor do gato para manter a cama aquecida. Se o seu gato procura espaços fechados, opte por uma cama do tipo abrigo. Desta forma, além de ter uma cama quente, terá um local para se esconder. Também pode usar um cobertor elétrico e transformá-lo numa cama para o seu gato. Tenha o cuidado de colocar na temperatura mínima e nunca o deixar ligado quando não está em casa. Sempre dentro de casa O frio pode causar hipotermia e queimaduras, principalmente em gatos seniores. Os gatos seniores têm dificuldade em manter a temperatura corporal normal, pelo que a sua manutenção em casa ajuda a prevenir doenças.

Hidratação total

Os ambientes aquecidos provocam secura, o que pode levar à desidratação. Deixe várias tigelas com água pela casa, para que o seu gato senior não tenha de se deslocar muito para matar a sede.

Peso adequado

Pese o seu gato uma vez por mês, para garantir um peso saudável. Um gato com pouco peso terá mais dificuldades em manter uma temperatura corporal ajustada. Ao contrário, um gato com excesso de peso poderá ver agudizada a sua artrite, por exemplo. Para saber qual o peso ideal do seu gato fale com o seu médico veterinário.

Uma boa dieta

As proteínas irão ajudar a manter o pelo do seu gato senior mais e saudável. Ofereça-lhe também alimento húmido (ex: enlatados e patês), com mais proteína e menos carboidratos. Também poderá dar suplementos de óleos de peixe, para fortalecer o pelo.

Um gato ativo

Fale com o seu médico veterinário para ver que exercícios deve o seu gato senior fazer. Uma dose moderada de exercício melhora a circulação sanguínea, mantendo o gato mais quente. Alguns brinquedos apropriados para gatos podem ajudar a garantir esses exercícios. Se o seu gato mostrar sinais de fadiga, fale com o seu veterinário.

Pegue gentilmente

O frio pode causar dor, sensibilidade e rigidez nas articulações. Seja gentil ao pegar no seu gato, ou brincar com ele, por forma a não piorar a sensação de desconforto que o frio poderá trazer.

PUB PUB