10 dicas para criar um gato sociável

10 dicas para criar um gato sociável

Criar um gato sociável é uma responsabilidade e, muitas vezes, sentimos pressão para que sejam bem educados. E, apesar de todos os nossos esforços, muitas vezes fogem ao nosso controlo!

Veja então as nossas dicas para criar um gato mais sociável e afetuoso.

Tenha tempo para brincar

Os gatos têm muita energia! Por isso, mesmo que esteja cansado do dia, reserve uns momentos para brincar com o seu gato. O seu cansaço até vai ficar mais leve!

Seja o protetor dele

Os gatos são naturalmente curiosos e, por isso, por vezes colocam-se em situações de perigo. Esteja atento e “salve-o” quando isso acontecer. Essa relação de confiança irá ficar para a vida.

Chame-lhe nomes

Falamos de nomes afetuosos, claro. Tal como chamamos, a pessoas de quem gostamos, amor, querido ou outro nome afetuoso, o mesmo podemos fazer ao nosso gato. Ele vai sentir esse afeto e ficar mais confortável ao pé de si.

Ensine-lhe truques

Um gato que obedece a comandos é um gato com um profundo elo de ligação com o seu humano. Ensine-o com recompensas e reforce essa ligação.

Leve-o a passear

Nem sempre é fácil passear um gato na rua, havendo ainda risco de fuga. Se o seu gato não gosta de passear com trela, pode levá-lo a passear na transportadora.

Mostre que gosta dele

Sempre que puder, mostre o seu afeto pelo seu gato. É uma forma de lhe mostrar que os humanos são seres gentis, capazes de sentir afeto e amor.

Sempre disponível

Ao estar presente, o seu gato irá apreciá-lo e perceber o quanto gosta dele. Os gatos podem ser muito independentes e é, por isso, importante mantê-los ligados a nós.

O cão pode ser amigo

Apesar da crença popular, na verdade cães e gatos podem ser amigos. O gato tem naturalmente medo do cão, mas pode ultrapassar isso com uma relação de confiança.

Chame-o pelo nome

Habitue o seu gato a responder ao nome. Isto irá reforçar a ligação que têm. E também habituá-lo a responder ao chamamento de outras pessoas, tornando-o mais sociável.

Mostre gentileza

Quando o seu gato fizer alguma asneira, não lhe ralhe – mostre gentileza. Os gatos são assustadiços e podem retrair-se se falar com eles com agressividade. Não grite com ele e mostre sempre afeto, mesmo quando se portam mal.

Em suma, para obter afeto do seu gato… mostre afeto. Ao fazê-lo, estará a criar uma relação bonita e saudável com o seu gato sociável.

PUB PUB