O que significa “cheirar a cão”?

AE pet cao cheiro web | Auchan&Eu

Cheiro de pelo de cão molhado, como muitas pessoas referem, é algo desagradável, mas que pode ser consequência de alguns gestos que se podem evitar.

O mau cheiro pode ser simplesmente um problema de saúde, ou uma infestação por parasitas, pelo que deve sempre consultar um veterinário se sentir um odor excessivo.

No entanto, e mesmo sem intenção podem ser os próprios cuidadores a despoletar esta situação:

  • Falta de banho sobretudo para cães de pelo comprido e que passam algum tempo no exterior
  • Não escovar o pelo: é importante escovar o pelo para eliminar sujidade, pelos mortos e impurezas
  • Banho sem secagem: secar o pelo depois do banho é essencial para não provocar infeções bacterianas na pele
  • Produtos adequados: deve apenas usar produtos para cães. Perfumes e produtos para humanos podem causar problemas na pele
  • Higiene: a caminha do cão também deve ser lavada com frequência
  • Existem raças que têm um odor mais intenso do que é natural: Cocker Spaniel e o Basset Hound, por exemplo, cuja pele tem tendência para maior produção de sebo

Chulé

Os cães também podem cheirar mal dos pés. As almofadinhas das patas têm glândulas de suor para regular a temperatura corporal e proteger do frio por exemplo. Se o cheiro for excessivo é importante verificar se o espaço entre as almofadinhas está sujo ou se tem feridas que podem provocar infeções.

Mau hálito

É natural que o hálito do cão não seja uma frescura…. mas cheiro muito intenso pode significar uma infeção bacteriana na boca e gengivas. Deve consultar o médico veterinário, de preferência um odontologista para confirmar se existe algum problema. Se conseguir, pode escovar os dentes do cão diariamente com uma pasta adequada.

Também existem alimentos que contribuem para limpar a boca como cenouras, cubos de gelo com hortelã, etc.