Alimentos naturais para gatos

Existem atualmente muitas alternativas para uma alimentação equilibrada do seu gato, incluíndo ração seca e húmida e muitas alternativas Bio. Deverá sempre consultar o veterinário para definir um plano nutricional, em função do estilo de vida do gato e da idade. Um dos complementos que pode adicionar à dieta do felino é a alimentação natural.

O princípio, na seleção destes alimentos, deve ter em conta que não devem conter nenhum tempero (sal, pimenta, outras especiarias, açúcar, etc.) e podem ser servidos crus. Deve ter especial atenção aos prazos de validade – estes alimentos devem estar bem frescos.

Veja algumas sugestões para alimentos naturais para gatos

Carnes vermelhas magras e carnes brancas

A carne de vaca, que é rica em ferro e proteína, por exemplo. As carnes brancas têm de estar sem ossos e ser picadas. Pode optar por grelhar ou cozer previamente e depois picar. Evitar o porco, porque é uma carne muito gorda.

Charcutaria

Os gatos adoram mas deve ter em atenção que podem ser alimentos com muita gordura. Deve privilegiar as fatias de fiambre de peru ou frango, sem sal, e oferecer apenas ocasionalmente.

Peixe

Peixes brancos sem espinhas, sardinhas e atum frescos. São ricos em ómega 3 e 6 e ótimos para o pelo.

Legumes

Cenoura e batata cozida. Pode misturar com a carne, por exemplo.

Fruta

Devem evitar-se frutos com muito açúcar – no verão, a melancia e o melão em pedacinhos pequenos podem ser uma boa opção. Peras, maçãs e pêssegos também são adequados.

Evite o arroz, os cereais processados, como o pão, e as conservas, devido ao elevado teor de azeite, óleo e sal.

Porções sugeridas

Consulte o veterinário antes de tomar esta opção.

  • 60 a 70% de carne crua
  • 10% de legumes e fruta
  • 20% de carnes brancas ou peixe
PUB PUB