Iguana Verde

Iguana Verde

Considerada por muitos a primeira espécie de réptil domesticada do mundo, a Iguana Verde é muito popular. Faz parte de uma família com mais de 700 espécies diferentes.

  • Família: Iguanidae
  • Origem: América Central
  • Comprimento médio: 150-200 cm
  • Expectativa de Vida: 15-20 anos

Temperamento

As Iguanas Verdes são animais territoriais, que devem viver sozinhas. Dispostas a defender o seu terrário de outros machos, é comum haver agressões quando dois machos são colocados juntos no mesmo terrário. Mesmo que se chegue a estabelecer uma hierarquia, o macho submisso poderia morrer apenas devido à pressão e stress provocado pela sua condição inferior.

Cuidados a ter

As Iguanas são primariamente herbívoras. Enquanto pequenas podem comer pequenos insetos, mas este hábito diminui com a idade. Existem rações para répteis à venda no mercado. No entanto, é preferível, e mais saudável, uma equilibrada e variada salada de legumes e folhas verdes. A fruta também tem um papel importante no equilíbrio da dieta. Esta fornece grande parte das vitaminas necessárias à espécie. Tenha sempre em atenção a forma como estes alimentos são cultivados, uma vez que os pesticidas e os adubos artificiais são prejudiciais à saúde das Iguanas. Com bastante menos frequência – correspondendo a menos de 5% do total da dieta – deve-se preparar arroz ou massa cozida ou mesmo pão. Não se deve dar nenhum tipo de alimento de origem animal, ou seja carnes. Também alimentos que contenham açúcares (exceto a fruta) são inadequados.

Alojamento

O terrário deve ter três paredes em madeira e a da frente em vidro, para permitir a visualização. Devem ser abertos rasgos nas paredes laterais para permitir a circulação do ar. A dimensão do terrário depende do tamanho da iguana. Para um animal adulto, o mínimo recomendado será 2 metros de altura, por 1,50 metros de largo e de fundo. O terrário deve ser alto porque, justamente, as Iguanas são exímias trepadoras. Decorar com um pouco de terra, pedras pequenas e uma estrutura vegetal, composta por galhos e troncos, é o ideal. Deve usar apenas lâmpadas do tipo UV-A e UV-B específicas para répteis. Durante o dia, a temperatura deve estar entre 28 e 29°C, e à noite, deve rondar os 22°C.
O aquecimento deve ser feito com lâmpadas de cerâmica. Não é aconselhável a utilização de rochas de aquecimento, pois podem causar queimaduras graves ao animal. A humidade deve estar entre os 70% e 80%.

Características inatas

Dono de um semblante que remete um ar de agressividade, o animal é muito manso e sociável.

Saúde

As doenças que podem acometer uma Iguana durante a sua existência são variadas e apenas poderão ser tratadas por pessoas conhecedoras delas. Idas rotineiras ao seu veterinário de répteis são obrigatórias, nem que sejam apenas para check-up ou desparasitação.