A hipoglicémia é o nome correto para quando existem baixos níveis de açúcar no sangue. No entanto, se ocorrer em cachorros, a sua gravidade pode ser maior. E é tanto mais grave quanto mais novo for o cachorro.
Assim, nos primeiros meses de vida, e como acontece com os bebés, os cachorros não têm reservas de energia. Estas reservas são o combustível do corpo. Se falham, os níveis de açúcar no sangue caem. Por isso, precisam de comer mais vezes ao dia, quanto mais jovens forem.
Sintomas de hipoglicémia em cachorros
- Fraqueza
- Sonolência
- Desorientação
- Caminhar vacilante
- Olhos vidrados
- Tremuras
- Cabeça tombada
- Convulsões
- Inconsciência
Principalmente se o seu cão for de uma raça de pequena dimensão, é preciso ter especial atenção aos sintomas. Infelizmente, os sintomas iniciais podem passar despercebidos. Felizmente, quando detetado, é muito fácil reverter o problema em casa. Assim, a prevenção é essencial.
Tratamento de hipoglicémia em cachorros
Se apanhar os sintomas precocemente, é possível conseguir estabilizar os níveis de açúcar no sangue em casa. No entanto, para ficar descansado, e depois da situação estabilizada, visite o médico veterinário.
Aqueça-o
Com a descida de açúcar no sangue, o cachorro não consegue regular a temperatura do corpo. Enrole-o numa manta ou cobertor e aqueça-o.
Dê-lhe ração apetitosa
Se o cachorro está sonolento, experimente dar-lhe um pouco de ração em lata. De preferência da preferida dele, para que a coma rapidamente e com apetite!
Xarope ou mel
Se o cachorro tem uma marcha vacilante, como se estivesse “bêbedo de sono”, dê-lhe um xarope ou mel. Este vai aumentar o açúcar no sangue mais rapidamente e dar aquele ímpeto de energia que ele precisa.
Se o seu cão tiver convulsões, esfregue mel nas gengivas e leve-o de imediato ao médico veterinário.
Prevenção de hipoglicémia em cachorros
- Água sempre disponível – se o cão for de risco, adicione um pouco de mel ou xarope à água
- Várias refeições ao dia – o cachorro não consegue comer muito de cada vez. Assim, o ideal é dar-lhe comida várias vezes ao dia, para que receba a energia que precisa
- Esconda guloseimas em brinquedos – além de servir para brincar, vai servir para mordiscar ao longo do dia, reduzindo o risco de hipoglicémia