Furão

Simpático, agitado e curioso, o Furão adora brincar e correr.

Pernas curtas, um corpo muito alongado e um focinho em forma de cunha com dentes afiados fazem do furão um dos mais eficazes pequenos mamíferos predadores. Rápido e ágil, é um bom trepador e nadador.

  • Família: Mustelidae
  • Origem: Egito
  • Comprimento médio: 35-60 cm
  • Expectativa de Vida: 6-8 anos

Temperamento

Primo de gambás e de lontras, o Furão é um animal com temperamento brincalhão, quer em bando quer com humanos. É extremamente curioso e não perde esse temperamento com o passar da idade. É, ainda, capaz de reconhecer o dono e gosta muito de passear. Precisa de brincar e correr, o que faz com que se assemelhe, em alguns aspetos, a cães e gatos.

Cuidados a ter

No que respeita à sua alimentação, os furões devem comer uma ração própria à qual se pode acrescentar carne de vaca e de galinha. Como alternativa, pode-se recorrer à ração para gatos, sem peixe ou verduras. Estes animais carnívoros necessitam de bastante proteína e gordura na sua dieta e não devem comer frutas, legumes, verduras ou leite. Apesar de ser uma boa fonte de proteínas, deve evitar que o peixe seja o principal alimento do Furão. No estado selvagem, os furões não comem peixe e, quando incluído na dieta, geralmente não gostam do sabor. Quanto à sua higiene, o Furão requer algum cuidado, pois possui um cheiro característico que pode incomodar os narizes mais sensíveis.
Pode dar-lhe banho, uma vez por mês, para manter a higiene do bichinho, mas não com fins de eliminar o cheiro. Perfumes para gatos não são aconselhados, pois é um animal muito sensível e pode ganhar alergias. Caso os utilize, só irão disfarçar o cheiro durante algumas horas, que se tornará depois ainda mais forte.

Alojamento

Normalmente, os furões são mantidos em pequenas gaiolas. Isto não os incomoda muito desde que tenham, diariamente, a oportunidade de sair e brincar algumas horas ou mesmo dar um passeio pelo parque. Se optar por deixar o seu furão sozinho em casa verifique e neutralize todos os potenciais riscos. Estes podem ser tomadas, objetos cortantes, gavetas abertas e pequenos objetos que habitualmente gostam de esconder.

Características inatas

O Furão tem uma personalidade incrível. É simpático, agitado e curioso, sendo esta última talvez a sua maior característica e a que mais chama a atenção. Trata-se de um animal de hábitos noturnos. Costuma dormir bastante durante o dia e estar acordado à noite para brincar. Mas é preciso ter cuidado com objetos valiosos, uma vez que tem o hábito de roubar e também esconder. Este mamífero adapta-se bem a qualquer ambiente, mas há que conhecer os seus hábitos e pensar muito bem antes de adquiri-lo. Não é indicado para crianças muito pequenas, pois o Furão, ao ser apertado, pode reagir de forma agressiva e magoá-las.

Saúde

Os furões devem ser vacinados contra a raiva e a esgana, sendo esta última mais importante e verdadeiramente indispensável. Ambas as doenças são potencialmente mortais. Se forem bem cuidados podem viver, em média, 10 anos.