Fila de São Miguel

Fila de São Miguel

Temperamental e inteligente, este cão possui grande aptidão para aprender.

O Fila de São Miguel é um cão de gado por excelência, capaz de permanecer ao ar livre durante todo o ano, guardando os rebanhos e as ferramentas utilizadas na agricultura. É, ainda, um bom guarda de propriedade e de defesa pessoal.

Família: Pastoreio, Pecuária
Origem: Portugal (Açores, ilha de São Miguel)
Função original: Criação de gado
Tamanho e Peso médio do macho: Alt: 50-61 cm; Peso: 25-41 kg
Tamanho e Peso médio da fêmea: Alt: 48-58 cm; Peso: 21-36 kg
Expectativa de vida: 12-14 anos
Outros nomes: Nenhum
Posição no ranking de inteligência: Raça ainda não reconhecida

Temperamento: Trata-se de um cão muito inteligente e com grande aptidão para aprender mas também é um animal rústico e dominante que tem um temperamento ardente. Dadas as suas características temperamentais não é aconselhável para o não iniciado nas lides cinófilas.

Cuidados a ter: Necessitam de exercício diário, especialmente na forma de uma caminhada longa pois gostam de correr, brincar e trabalhar. Os cuidados a ter com a pelagem são mínimos, pelo que uma escovagem duas vezes por semana é o suficiente.

Adaptado a: Exterior.

Características inatas: Pode ser agressivo para estranhos pois é muito defensivo relativamente ao seu território, características que fazem dele um bom cão de guarda, mas também é muito dócil para o seu dono. Razão pela qual deve ser bem socializado, de preferência muito jovem, para evitar desconfiar naturalmente de estranhos.

Problemas de saúde mais comuns: Torção do estômago.

 

Fotografia gentilmente cedida por: “Casa das nove ilhas”