O segredo na escolha da raça na adoção, de um novo gato, é a compatibilidade com o dono. A escolha da raça deve ser baseada no estilo de vida do dono e no tempo que terá disponível. Também o espaço que terá disponível em casa é um fator importante.
Assim, o dono deve fazer uma pesquisa cuidadosa sobre algumas raças, dando atenção a:
- nível de exercício que precisam
- cuidados necessários com o pelo
- sociabilidade
- disposição
- docilidade
- tamanho
Os gatos de raça possuem padrões definidos de aparência e de temperamento
Em contrapartida, também podem estar predispostos para diversos problemas de saúde, muitos deles de natureza hereditária. Já o rafeiro (sem raça determinada) pode ser uma ótima opção dada a sua resistência. No entanto, não se pode prever o seu temperamento, uma vez que não se conhecem os seus antecedentes genéticos.
Se a intenção for comprar uma raça específica, então a melhor opção é procurar um criador
É aconselhável visitar vários criadores antes de tomar uma decisão e os futuros donos podem procurar uma lista junto do Clube Português de Felinicultura .
Um criador responsável mantém o recinto para a ninhada limpo e sem maus cheiros. A mãe deixa o criador manipular à vontade os gatinhos, que mostram curiosidade e vêm cumprimentar as visitas. O criador também deixa ver a mãe e o pai da ninhada sem constrangimentos. Adicionalmente sabe dar informações sobre estes e as particularidades de temperamento e comportamento de cada gatinho.
Na altura de ir buscar o seu gato pode pedir uma árvore genealógica
Também deve pedir o certificado de vacinas, pois um animal nunca deve ser entregue sem antes ter feito uma imunização básica. Os gatos devem iniciar a vacinação contra a Panleucopénia e Coriza Felina até às oito semanas de idade. O reforço deverá ocorrer até às 12 semanas. Por sua vez, e apesar de não ser obrigatória para gatos, a vacina da raiva é recomendada após os três meses de idade. Nunca se esqueça que a vacinação deverá seguir sempre um protocolo definido pelo médico veterinário assistente que decidirá, em cada um dos casos, o que melhor se ajusta ao seu animal.