Demonstrativo nos seus afetos é leal e bastante apegado aos seus donos.
O Dogue Argentino é um cão possante, por vezes territorial, mas extremamente protetor da família. É um ótimo cão de guarda.
O treino é relativamente fácil mas, como cão dominante que é, por vezes revela-se teimoso e gosta de impor a sua vontade.
- Família: Cão de caça
- Origem: Argentina
- Função original: Cão de caça
- Tamanho e Peso médio do macho: Alt.: 61-68 cm; Peso: 37-45 kg
- Tamanho e Peso médio da fêmea: Alt.: 61-68 cm; Peso: 37-45 kg
- Expectativa de vida: 10-11 anos
- Outros nomes: Nenhum
- Posição no ranking de inteligência: Raça ainda não reconhecida
Temperamento
O Dogue Argentino é um cão leal e bastante apegado aos donos e aprecia a sua presença. Apesar do seu tamanho, insiste em sentar-se em cima dos pés ou encostado às pernas da pessoa mais próxima. Devido à sua dominância e teimosia, necessita de um dono experiente, capaz de lhe proporcionar uma boa educação e socialização.
Cuidados a ter
Necessita de caminhadas diárias longas, corridas ou brincadeiras mais intensas (por exemplo, brincar com um disco de plástico, o “frisbee”), especialmente se viver num apartamento. Os cuidados a ter com o seu pelo são mínimos.
Adaptado a
Interior e exterior.
Características inatas
Trata-se de um cão que gosta de agradar à sua família e é muito extrovertido. Em relação a estranhos, geralmente suspeita deles até que lhe sejam apresentados pela família, mas não é agressivo. Pode conviver com outros animais, desde que tenha sido habituado a eles desde cedo.
Problemas de saúde mais comuns
Surdez sensorial, problemas dermatológicos e tumores.