Quais as doenças mais comuns no verão e como evitá-las

AE PET doencas verao web | Auchan&Eu

Cada época tem as suas doenças mais comuns, e o verão não é diferente. Descubra ao que deve estar atento nesta altura e os cuidados a ter, para um verão cheio de boa disposição com os pets!

As mais comuns doenças de verão no cão e o que fazer

Desidratação

Esta é causada pela presença insuficiente de água no corpo do cão. Pode ser causado por fraca ingestão de água, ou por outra situação, como diarreia ou febre.

Garanta que o cão tem sempre uma taça de água “fresca” disponível, quer em casa quer nos passeios. Se necessário, vá trocando a água ao longo do dia, especialmente se estiver numa zona exposta ao sol.

Parasitas

Os parasitas, como as pulgas e as carraças são especialmente ativos durante o verão, causando perda de peso, diarreia ou perda de apetite.
Veja com o médico veterinário qual a melhor opção para prevenir os parasitas, no caso do seu cão.

Hipertermia

A hipertermia acontece quando o cão não consegue dissipar o calor interno, originando os vulgarmente designados golpes de calor.
Algumas raças são mais propícias que outras, e a pelagem também faz muita diferença. Uma das formas de prevenir é evitar os passeios nos dias e horas de mais calor. Adicionalmente, ver qual o melhor corte de pelo para o seu cão, que o ajude a ter menos calor.

Otite

Com o calor, damos mais banho aos cães, ou até os levamos à praia de férias. Estão reunidas as condições para otites caninas, causadas por microrganismos, que se desenvolvem melhor em ambientes quentes e húmidos. Os cães de orelhas compridas e caídas são especialmente vulneráveis, pois funcionam como uma barreira que impede o ar de entrar.

A melhor forma de proteger o cão de otites é secar bem as orelhas, depois do banho e a utilização de produtos para limpeza regular dos ouvidos, de acordo com a recomendação do médico veterinário. Se o cão tem muito pelo comprido, pode aparar o pelo, para evitar maior concentração de calor e humidade.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet