O que é a dieta BARF?
A dieta BARF foi proposta em 1993 por um Médico Veterinário Australiano, o Dr. Ian Billinghurst. BARF significa Biologically Appropriate RAW Food (em português, Comida Crua Biologicamente Apropriada), e é hoje uma tendência em crescimento na alimentação de cães e gatos. O objetivo é reaproximar a dieta dos nossos pets à dos seus ancestrais, tendo em conta que as características digestivas e morfológicas de ambas as espécies se encontram perfeitamente adaptadas ao consumo de carnes cruas – seguindo a dieta BARF – ou devidamente cozinhadas.

Entre as vantagens estudadas, encontram-se:
- disponibilidade energética com maior estabilidade
- redução da hiperatividade
- facilidade de digestão
- redução das alergias e intolerâncias alimentares
- maior controlo e regulação de peso
- impacto positivo na saúde bucal e dentária
Além disso, esta dieta não inclui quaisquer tipos de conservantes, corantes, aromatizantes, açúcares adicionados ou outros subprodutos.
A alimentação com carne crua é uma opção para todos os pets?
Mesmo entre os apoiantes deste tipo de alimentação, existe a opinião que a mesma não será adequada a todos os animais. Neste grupo incluem-se:
- os pets juniores, que têm necessidades nutricionais muito específicas. Por exemplo, precisam de um aporte especial de cálcio e fósforo para que não surjam problemas ósseos e de crescimento
- os pets com problemas renais ou de fígado, devido ao teor de proteína mais elevado destas dietas
- pets com problemas gastrointestinais como pancreatite
- pets com problemas cancerígenos ou outras doenças que enfraqueçam o sistema imunitário.
Podemos complementar a refeição de carne com outros elementos?
Garantir uma dieta nutricionalmente equilibrada é absolutamente fundamental para a saúde de qualquer animal. De facto, a dieta BARF prevê a complementação da carne com outras importantes fontes de nutrientes, como frutas e vegetais.
Boas opções de vegetais são:

Cenouras

Tomates

Rabanetes

Pimentos

Batata Doce

Bróculos

Espinafres
No grupo das frutas, que contêm antioxidantes naturais e são fonte de fibra, destacam-se a melancia, kiwi, papaia, mirtilos e maçã.
Por esse motivo, propomos algumas receitas que integram, não só a carne como base protéica, mas também outros elementos que asseguram o fornecimento dos restantes nutrientes, tais como vegetais, cereais ou frutas.
Além disso, porque na Auchan encaramos a vida e o bem-estar do seu animal com máxima importância, todas as nossas carnes são cuidadosamente seleccionadas e rigorosamente controladas na sua venda, de forma a assegurar uma matéria-prima de ótima qualidade e devidamente controlada.
Quer opte por uma refeição crua ou por uma deliciosa refeição cozinhada, mime o seu amigo de quatro patas e acompanhe as nossas receitas mensais!
Joana Filipa Silva e Nuno Fernando Canhão
Veterinários Auchan