Quando o grooming é demais

AE PET grooming demais | Auchan&Eu

Os gatos adoram fazer o seu grooming. São animais extremamente asseados, e lambem o pelo até que fiquem satisfeitos com a sua limpeza. Mas será que pode ser demais? E como sabemos quando assim for?

Como perceber quando o gato está a fazer grooming excessivo

Essencialmente, grooming a mais é quando o gato se lambe de forma excessiva, tornando-se uma obsessão. Geralmente associado a esse comportamento está uma perda de pelo e feridas na pele.

Sinais de grooming excessivo

Geralmente aparecem as chamadas peladas, ou zonas do corpo onde falta bastante pelo, de forma visível. As zonas mais comuns disto ocorrer são a parte de cima ou de dentro das patas e a barriga.

O que está por detrás do grooming excessivo

Na verdade, quando o gato se lambe, não está somente a limpar-se, mas também a confortar-se, já que esse comportamento liberta endorfinas, que causam satisfação. Assim, se o grooming for excessivo, isso pode indiciar um problema de stresse ou ansiedade.

Estes podem ter variadas causas como:

  • ausência do dono
  • chegada de um novo animal
  • mudança da decoração da casa
  • mudança da localização da caixa de areia ou taças de comida
  • ambiente da casa com demasiados estímulos

Além das questões nervosas, pode estar em causa questões médicas. Se o gato tiver uma dor, ou uma comichão, pode recorrer ao grooming para ajudar a aliviar.

Se notar que o seu gato está a fazer grooming excessivo, procure identificar a raiz do problema. Se a conseguir endereçar, poderá resolver o problema com facilidade. Caso contrário, uma visita ao médico veterinário é a melhor forma de endereçar o problema e identificar potenciais causas.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet