A Coral Falsa é uma espécie solitária, noturna e não venenosa.
A Coral Falsa possui um hábito de vida noturno e não é venenosa. Prefere esconder-se durante o dia e sair do abrigo durante a noite.
- Família: Colubridae
- Origem: Continente Americano
- Comprimento médio: 35-150 cm
- Temperatura: 22-30°C
- Expectativa de Vida: 20 anos
Temperamento
Estas cobras só são encontradas juntas antes e depois da hibernação e não voltam a conviver durante o resto do ano. Quando se sentem ameaçadas, a sua resposta é quase sempre fugir. No entanto, também podem abanar a cauda, imitando as cobras venenosas, na tentativa de intimidar os predadores. Sempre conviveram de perto com os humanos. Habitam sobretudo quintas, onde há uma maior concentração de roedores. Não são fáceis de ser manuseadas mas não são cobras agressivas. São adequadas para donos com alguma experiência em répteis.
Cuidados a ter
A Coral Falsa é carnívora. A sua principal fonte de alimento são ratos. Também é oportunista e inclui na sua dieta lagartos, aves e ovos de cobras. Em cativeiro é alimentada com ratos, de preferência congelados. Em adultas, comem um rato por semana ou a cada 10 dias. Enquanto jovens, a frequência é maior.
Alojamento
A Coral Falsa gosta de ter algum espaço para se esticar. O terrário deve ser à prova de escapes, pois qualquer buraco pode servir para uma fuga. É um animal que prefere estar aninhado no seu canto. Por isso, mantenha dois esconderijos, um no lado quente e outro no lado frio. Ao contrário dos animais arborícolas, é preferível um terrário longo e baixo para a Coral Falsa. Sendo assim, o terrário deve ter o dobro do comprimento da cobra e metade do seu tamanho em altura. Também é recomendável que o terrário seja aquecido. A Coral Falsa é bastante resistente e no estado selvagem aventura-se a sair do esconderijo quando as temperaturas ainda estão demasiado altas para outras cobras. A temperatura durante o dia deve estar entre os 25°C e os 30°C. Durante a noite pode cair até aos 22°C. Deve, ainda, estar sempre disponível uma taça de água limpa, que permita que a cobra se banhe. A humidade gerada pela água é, geralmente, suficiente, embora este parâmetro deva ser sempre monitorizado.
Características inatas
Esta espécie de Cobra Coral possui um hábito de vida noturno e não é venenosa. Porém, através do mimetismo, é muito parecida com a verdadeira Cobra Coral.
Saúde
A Coral Falsa é, geralmente, saudável. Os principais motivos pelos quais pode adoecer prendem-se com condições inadequadas de habitat ou hábitos de alimentação incorretos. Em caso de suspeita de doença, deverá ter atenção aos sinais, que podem ser muito subtis, e procurar ajuda junto de um veterinário especializado.