Como devo transportar o meu gato no carro?

Como devo transportar o meu gato no carro?

Aplicável a todo o transporte de animais ao abrigo do Código da Estrada em vigor no nosso país, a forma mais estável de transportar um gato no carro é recorrendo a uma jaula ou contentor próprio.

No caso concreto dos gatos, trata-se da única forma que a legislação em vigor prevê para o seu transporte. A utilização de uma jaula evita que os animais consigam deslocar-se no carro. Ou ainda que tenham algum comportamento imprevisível que possa distrair o condutor.

O Código da Estrada não prevê o transporte de animais de companhia em específico, por isso estes devem ser considerados carga. Dentro do automóvel, a lei apenas refere que o animal deve ser transportado de forma a não poder prejudicar a condução, afetando o condutor ou a visibilidade dele. Desde que os animais não sejam para fins comerciais, não é necessária licença para o seu transporte. Em caso de acidente, os animais estão sujeitos aos mesmos perigos de impacto que os outros ocupantes, pelo que deve adotar soluções para que o seu transporte seja o mais seguro possível.

PUB PUB