As pulgas também gostam de gatos de casa

Pulgas e gatos de casa: Conheça os perigos

As pulgas representam um perigo real de doença para os gatos. E ao contrário do que se possa pensar, mesmo para os que só vivem dentro de casa! Antes de pensar em como proteger o seu gato de apanhar pulgas, é importante perceber o ciclo de vida da pulga.

O tempo que leva a pulga a passar pelo seu ciclo de vida não é fixo, podendo variar entre 2 semanas e vários meses. Assim, este tempo varia consoante fatores como a temperatura e a humidade.

Ciclo de vida da pulga – quatro fases

  • ovo
  • larva
  • pupa
  • adulta

1ª fase: Ovo

O ovo é produzido após uma pulga adulta fêmea ingerir sangue de um hospedeiro. De facto, o sangue é necessário para as pulgas se reproduzirem.
Os ovos são muito pequenos, do tamanho de um grão de areia, de cor branca. Uma pulga pode colocar cerca de 40 ovos por dia! E diretamente no pelo do animal.
Vão então caindo do pelo e ficando pelo ambiente onde o animal se movimenta. No caso de gatos de casa, a sua casa portanto.

Demoram entre 2 dias a 2 semanas a desenvolverem-se. Assim, se estiver calor e humidade elevada, o desenvolvimento para a fase seguinte será rápido.

2ª fase: Larva

As larvas são pequenas, cegas e não têm pernas. Desenvolvem-se ao longo de várias semanas, alimentando-se de sangue predigerido por pulgas adultas, ou outros resíduos orgânicos.
As larvas ficam nesta fase entre 5 a 20 dias.

3ª fase: Pupa

Nesta fase, a pulga está numa espécie de casulo, que a protege do ambiente onde se encontra. O casulo tem um revestimento que lhes permite ficarem escondidas em tapetes, por exemplo. E não serem removidas por aspirador. Além disso, também as protege de produtos químicos.
Esta fase pode demorar bastante tempo. Tanto quanto o necessário para a pulga se manter em segurança. Aliás, a pulga adulta só irá sair do seu casulo quando detetar um hospedeiro. Através de vibrações, aumento dos níveis de dióxido de carbono e temperatura corporal.
No fundo, deteta animais ou pessoas por perto, para que possa sair do casulo e encontrar o seu hospedeiro.

4ª fase: Pulga adulta

Assim que saia do casulo, a pulga adulta precisa de encontrar o hospedeiro e alimentar-se. As pulgas adultas são bastante pequenas e escuras. À medida que crescem, vão aumentando de tamanho e ficando mais claras.
Se não forem eliminadas, mantêm-se no hospedeiro, alimentando-se e depositando novos ovos, num ciclo sem fim.

Como é que gatos indoor podem ter pulgas?

É um facto que muitos gatos não vão à rua, fazendo-nos pensar que estão imunes a pulgas e outros parasitas. Nada mais errado!

De outro animal

Quantos mais animais tiver em casa, maior o risco de terem pulgas. Se tiver um cão, o risco é ainda maior, pois o cão vai à rua e pode trazer pulgas consigo… que facilmente passam para o seu gato!

Visita ao veterinário

Por mais limpa que seja a clínica veterinária, o facto de ser frequentada por muitos animais torna-a um espaço propício a pulgas. Fique atento após a visita anual.

Janelas e portas

As pulgas são oportunistas e boas saltadoras! Se o seu gato tem acesso a janelas abertas, junto ao chão, ou a portas, pode estar mais exposto a pulgas.

Pessoas

Sim, nós trazemos pulgas para casa. E uma vez em casa, é só um pulinho até chegarem aos nossos gatos!

Não é possível eliminar por completo o risco de o gato apanhar pulgas. Tudo passa pela prevenção e por alguns cuidados essenciais. Para que o seu gato esteja saudável e livre de pulgas!

PUB PUB