O que são e como prevenir as bolas de pelo?

As bolas de pelo podem ser desagradáveis. Mas na verdade são uma consequência natural do grooming que os gatos fazem. Desta forma, quando os gatos lambem o pelo, o que acontece é que uma espécie de espigões na língua apanham o pelo solto e morto, que é então engolido.

A maioria do pelo passa pelo canal digestivo, sem qualquer problema.

Mas existem pelos que ficam no estômago. E vão enrolando, formando as bolas de pelo. Estas não são digeridas, e os gatos acabam por as vomitar. Apesar do nome, a forma das bolas de pelo é mais alongada, por ter passado pelo esófago.

As raças com pelo mais comprido e abundante, como os persas, são geralmente as mais afetadas. Mas também os gatos que se lambem compulsivamente, engolindo doses consideráveis de pelo.
No entanto, todos os gatos são passíveis de desenvolver bolas de pelo, pois todos fazem a sua limpeza regular.

Embora não seja à partida um problema de saúde, acaba por ser incómodo para os donos, que têm de limpar as bolas de pelo que são vomitadas. E, para os gatos, pode vir a ser um problema, se as bolas de pelo causarem obstrução no trato digestivo.

Como prevenir as bolas de pelo?

Escove o pelo diariamente

Ao escovar o seu gato, estará a retirar o pelo solto ou morto. Desta forma, quando o gato se lamber, irá engolir menos pelo.

Mantenha a hidratação

Assegure que o seu gato bebe bastante água. Ao fazê-lo, o trânsito digestivo irá decorrer com mais facilidade.

Dê uma dieta adequada

Os gatos são carnívoros. Isto significa que a sua dieta deve conter muita proteína e poucos hidratos de carbono e cereais. Uma dieta desadequada irá aumentar a ocorrência de bolas de pelo.

Tenha à disposição erva gateira

Esta erva, que os gatos adoram, é rica em fibra, o que faz com que seja mais fácil expelir as bolas de pelo.

Administre regularmente produtos à base de malte

Desta forma, estará a ajudar na eliminação das bolas de pêlo.

Ajude o seu gato a manter uma higiene perfeita, tal como ele gosta e precisa!

PUB PUB