Marcar território. Porquê?

Porque marcam território - Saiba porque o fazem os gatos

Os felinos marcam o seu território de várias formas como, por exemplo:

  • urinar fora da caixa
  • arranhar
  • esfregar o focinho

Estes comportamentos são comuns em todos os gatos mas podem tornar-se mais frequentes e intensos se o gato estiver mais ansioso, ou inseguro, em relação ao espaço que habita.

A ansiedade pode ser originada por diversos fatores, nomeadamente:

  • mudança de casa
  • chegada de outro gato ou animal
  • chegada de uma criança
  • escassez de recursos numa casa com mais de que um gato (ex: número de caixotes de areia disponíveis, pontos de alimentação e repouso)

Antes de mais, é importante eliminar a hipótese de algum problema de saúde, consultando um médico veterinário.

Se o gato urinar verticalmente, e deixar um odor intenso (a mancha é vertical numa parede, por exemplo), está mesmo a marcar o território.

Este comportamento de marcação pode ser facilmente confundido com outras causas que levam a um gato a urinar fora do caixote, como as doenças do tracto urinário felino ou a aversão ao areão. Deverá começar por verificar se a caixa de areia está bem limpa e se estão disponíveis caixotes em número suficiente. Tente mudar a caixa de local, para que ele se sinta tentado a usá-la no local onde marcou o território. Nunca utilize lixívia para limpar as marcas de urina.

Se ele afiar as unhas sempre no mesmo sítio, confirme primeiro se o gato não precisa de cortar as unhas.

De seguida, coloque um arranhador nos seus locais preferidos. Pode utilizar produtos que atraem e ensinam o gato a arranhar no arranhador.
E quando o gato esfrega a face em locais e objetos? Podem ser esquinas de portas e paredes. Neste caso, está a usar as glândulas odoríferas que tem na zona das bochechas. Este comportamento é normal e é utilizado pelos gatos para marcar os locais (e até as pessoas) de que mais gosta e onde se sente mais confortável e seguro.