Planear férias com gatos

A época de férias está a chegar e este ano as férias serão passadas em Portugal. Por isso, é possível que leve o seu gato, sendo preciso que isso faça parte do planeamento. Afinal, queremos que as férias sejam mais um momento de diversão para todos, gato incluído!

O que ter em conta ao planear férias com o seu gato

Transporte

Leve o seu gato numa caixa de transporte, que seja grande o suficiente para que esteja confortável. Antes da viagem, tente habituá-lo à caixa, para que não fique ansioso no dia da viagem, com a estreia.
Tente não deixar o gato sozinho no carro mas, se o fizer, deixe as janelas entreabertas e estacione à sombra.

Mala

É certo que os gatos não precisam de roupa, mas precisam de outros objetos. Por isso, quando fizer as malas, sugerimos que leve os seguintes ítens:

  • Taças para comida e água e a comida preferida dele
  • Etiqueta na coleira com morada de férias e número de telemóvel – embora o gato possa ter microchip, caso se perca é mais rápido contactar consigo
  • Coleira e trela, de preferência incluíndo sobresselente
  • Caixa e areia
  • Roupa para a cama e um cobertor (se as noites forem frias para onde for)
  • Medicamentos necessários

Alojamento e localização

O principal é conseguir um espaço que aceite gatos e que seja seguro. Verifique se o local para onde vai tem outros animais, pois isso poderá limitar a liberdade do seu gato.

A casa vai ser estranha para o gato, o que aumenta o risco de ansiedade. Se ficar num apartamento, e tiver varanda, esteja atento ao risco de queda. E entenda se o gato estragar cortinados ou sofá fizer as necessidades no sofá ou na cama, ou estragar alguma coisa. O ideal é ter um seguro que possa cobrir estas situações.

As férias são o momento de criar memórias boas e reforçar laços, que perduram ao longo do tempo. Com os cuidados e a atenção necessários, o seu gato pode apreciar as férias longe de casa.