Que perigos representa a árvore de Natal para gatos?

Quais os perigos da árvore de Natal para gatos?

A árvore de Natal, em muitas casas, assume o papel principal da decoração de Natal. Quem tem gatos sabe que não é tarefa fácil impedi-los de subir a árvore ou derrubar as bolas! Mas será que, além de destruir a decoração, a árvore de Natal pode representar perigo para os gatos?

Perigos da árvore de Natal para gatos

Agulhas de pinheiros naturais

Os pinheiros naturais representam um perigo bem real para gatos. O pinheiro é tóxico para gatos, podendo mesmo causar danos no fígado ou morte do animal. Além disso, as agulhas de pinheiro, se forem ingeridas, podem perfurar o intestino do seu gato.

Água tóxica do pinheiro natural

Por ser uma planta natural, precisa de ser colocada na terra e regada. A água que daí resulta contém conservantes, retardantes de chama e resina de pinheiro, muito prejudiciais à saúde dos animaos. E os donos de gatos sabem bem que ter água numa tigela pode ser muito apelativo para eles!

Retardantes de chamas

Esta substância pode ser colocada em árvores naturais ou artificiais, como forma de prevenir incêndios em casa durante a quadra. Vários estudos já ligaram esta substância a doenças na tiróide em gatos, pelo que o seu uso não deve ser feito.

Pinheiros artificiais

Genericamente falando, são considerados mais seguros para gatos. No entanto, se ingeridos podem causar obstrução no intestino, por não serem digeridos.

Luzes de Natal

Estas podem causar queimaduras térmicas, se o gato roer os fios. Além disso, se se partirem, as pontas aguçadas podem ferir.

Fitas decorativas

O perigo aqui é de ingestão, por causar obstrução no intestino.

Decorações em vidro

Algumas bolas ou ornamentos decorativos são feitos em vidro. Se caírem da árvore e se partirem, podem cortar as patas do seu gato. O ideal será ter ornamentos em plástico, madeira ou tecido.

Globos com flocos de neve

Os globos com flocos contêm um líquido no interior, que inclui anticongelante. Esta substância é venenosa, mesmo ingerida em pequenas quantidades, podendo causar danos nos rins e, no limite, a morte.

Como tornar a sua árvore de Natal à prova de gatos?

  • Prenda as decorações de forma firme, para que não se soltem facilmente com um toque de patinha
  • Tenha uma boa base, para que não derrube facilmente
  • Prenda a árvore à parede ou ao teto, através de alguns fios
  • Pendure as decorações mais acima na árvore, longe do alcance dos seus gatos
  • Prepare uma zona nova com brinquedos, para os distrair da novidade

Com alguns cuidados, e principalmente estando alerta para os perigos, pode fazer opções para que a decoração de Natal seja mais amiga do seu gato!