Os gatos devem beber leite?

Os gatos devem beber leite? Descubra!

Um gato a beber leite frio, de uma enorme taça, é uma imagem popular. No entanto, a verdade é que beber leite pode fazer mais mal do que bem.

Durante as primeiras semanas de vida, dependemos do leite materno para sobreviver

Beber leite materno também ajuda a desenvolver rapidamente. Repleto de proteínas, gorduras e anticorpos essenciais para o crescimento, é o necessário até às quatro semanas.

Caso tenha acontecido algo à mãe que a impeça de amamentar, não se deve dar leite de vaca

O correto é optar por um leite de substituição, que pode ser encontrado nas lojas da especialidade e aconselhado pelo médico veterinário.
O leite de vaca tem uma constituição totalmente diferente do leite de gata. Além disso, quando chegam à idade adulta, a maioria dos gatos é intolerante à lactose, o açúcar presente no leite de vaca. O organismo dos gatos não contém a enzima necessária para a digerir. Esta intolerância é, normalmente, manifestada por volta dos três meses de vida. Assim, apesar de beberem o leite de vaca, que lhes sabe bem uma vez que é doce, o resultado são dores de barriga e diarreia.

Contudo, o leite pode perfeitamente ser uma guloseima ocasional

No entanto, os donos terão de comprar leite específico para gatos, que não contenha lactose. Aos gatos que não são intolerantes à lactose, ocasionalmente pode ser dado um pouco de leite de vaca, mas sem nunca substituir uma refeição ou água por leite. O leite de vaca não deve integrar, de forma regular, a tua alimentação. Isto porque não tem qualquer valor nutricional para um gato, que pode passar uma vida inteira sem beber uma única gota.