Um novo gatinho em casa

Para si, é um novo membro da família. Para o gatinho, nos primeiros dias, é um mundo desconhecido e longe da sua mãe e irmãos. Por isso, na hora de trazer o gatinho para casa, deixamos alguns conselhos para que tudo seja mais fácil. Para si e para o seu novo pet!

Dicas para trazer um gatinho para casa

Prepare um local seguro

Este local deve ser a casa do gatinho, dentro da sua. Deve ter a sua caixa de areia, a sua comida e água, e a sua cama.
Com o tempo, ele irá explorar o resto da casa mas, para começar, um local pequeno, onde tem tudo, ajudará a afastar as inseguranças.

Apresente o seu cheiro

Coloque uma peça de roupa que tenha sido usada por si, nesse local seguro. Desta forma, o seu novo gatinho vai-se habituando ao seu cheiro, mesmo quando não está presente.

Tenha um arranhador dedicado

Os gatos têm de afiar as unhas, é o seu comportamento natural. Se não arranjar um arranhador, ele irá arranjar outro sítio para o fazer. Este deve ser novo, para não ter o odor de outros gatos.

Dê-lhe alguns brinquedos

Para ele brincar e se entreter, principalmente quando não tem o dono por perto.

Passe tempo com ele

Dependendo da personalidade do seu gato, passe tempo com ele a dar mimo ou brincadeira. Ou simplesmente estando no local seguro dele, a ler um livro ou a falar com ele, à distância. Se ele bufar, ou estiver na defensiva, fale suavemente e afaste-se.

Abra o resto da casa

Depois de alguns dias, quando vir que o gato está mais à vontade, está na altura de lhe abrir o acesso ao resto da casa. Se tiver áreas de difícil acesso, não as abra, para que não tenha dificuldade em o ir buscar.

Se o seu gatinho for muito tímido, dê-lhe tempo. Quando o sentir mais confiante, será a altura certa para o soltar.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB