Qual o melhor tipo de areia?

Qual é o melhor tipo de areia?

O melhor tipo de areia pode variar com a situação existente na sua casa.

Os gatos são animais muito cómodos para os donos, pois são muito asseados. Basta ter um WC próprio disponível com areia.

A visita à caixa de areia é um ritual importante do dia-a-dia

A areia utilizada pode ser, muitas vezes, a razão de alguns comportamentos. Por exemplo, se o gato não está a fazer as necessidades no sítio certo, o problema pode ser mesmo o tipo de areia.

A caixa de areia deve estar sempre cuidada e limpa

Neste ponto, os gatos são extremamente exigentes. A frequência com que urinam e a regularidade com que são recolhidos os dejetos influenciam a duração da areia. Assim, ao escolher o tipo de areia, deve ter em conta:

  • a sua disponibilidade para a limpar
  • a localização da caixa (dentro da cozinha ou outro espaço da habitação
  • as necessidades e características individuais do gato

A areia granulada é a mais básica

É composta por um mineral absorvente designado por sepiolite. A cor desta areia é cinzenta. Trata-se da areia mais económica do mercado e pode ser encontrada em supermercados. Como é pouco absorvente, é necessário substituir com maior regularidade toda a areia (quase diariamente). Esta areia liberta muita poeira e não tem capacidade para anular os odores da tua urina. Este facto leva a que, muitas vezes, o gato possa deixar de utilizar a caixa para urinar.

A areia aglomerante é composta principalmente por argilas

Estas são designadas por bentonite e tem um poder de absorção bastante alto. Quando um líquido é adicionado à areia, é instantaneamente formada uma bola aglomerada de fácil remoção. O odor é isolado do exterior. A principal vantagem desta areia é a sua rápida absorção. Mas a areia faz pó quando mexida pelo gato aconselhando-se, por isso, uma caixa fechada. Esta areia é a melhor opção em termos de conforto. Ao mesmo tempo, também garante a remoção de odores.

A areia sílica é composta por microcristais de sílica que têm uma absorção elevada

Quando os cristais têm uma cor amarelada, é necessário substituir todo o conteúdo da caixa. A areia sílica é aconselhada para quem tem apenas um gato. Isto porque, com várias frequências de urina, perde rapidamente o poder de absorção e liberta mais rápido os maus odores.

Existem outras opções, embora menos populares, como areia produzida à base de madeira (pellets). Esta garante uma boa absorção, durabilidade e é biodegradável.