Com o calor, também os gatos devem beber mais água. Como o podemos incentivar?

Incentivar a beber mais água: Veja como!

Com a chegada do calor e das temperaturas a subir, é necessário bebermos mais água para nos mantermos hidratados. Também os gatos têm a mesma necessidade. Mas, como não basta dizer-lhes temos de ser criativos para o conseguir!

Veja as nossas dicas para incentivar a beber mais água.

Experimente vários tipos de taças

Há gatos mais caprichosos e que só gostam de beber em determinadas taças. Até descobrir a preferida do seu gato, vá experimentado! Diferentes tamanhos e profundidades e até o material de que são feitas. Pode colocar várias pela casa e ver como o gato interage com elas, e quais elege como favoritas.

Ofereça várias possibilidades

Quantas mais taças houver maior a probabilidade de o gato beber água. Coloque as taças nos locais que o gato mais frequenta, como é o caso do local onde gosta de dormir.

Água a correr

Não será a dica mais ecológica, mas pode experimentar pôr a água a correr no lavatório e ver se o gato se interessa. Se isso acontecer, pode tornar-se numa nova rotina lá em casa.

Use uma fonte de água

As fontes mantêm a água sempre a correr. Esse movimento pode ser apelativo para o seu gato, incentivando-o a beber mais água. Mas não se esqueça de trocar a água regularmente, para haver sempre água fresca.

Adicione sabores

Se não houver nenhuma contraindicação a nivel de saúde. Pode adicionar um pouco de líquido da ração húmida, colocar um pouco de atum ou de frango. Deste modo, os sabores serão adicionados à água. Também pode experimentar colocar erva-gateira no fundo da taça.

Ofereça água engarrafada

O seu gato pode não apreciar o sabor da água da torneira por causa dos químicos adicionados. Experimente dar-lhe água engarrafada à temperatura ambiente ou até levemente aquecida.

Mais alimento húmido

O alimento húmido tem mais água e os gatos costumam adorar. É, por isso, uma ótima forma de os levar a beber mais água. Pode experimentar dar-lhes um pouco ou mudar mesmo a rotina alimentar. Mas sempre com o conselho do veterinário.

Cubos de gelo são divertidos

Adicionar cubos de gelo à taça pode ter duas vantagens. Por um lado, o gato pode gostar da água mais fresca, é uma questão de experimentar. Por outro lado, os cubos de gelo a boiar são uma potencial fonte de brincadeira. Comece por adicionar um ou dois cubos de gelo, para testar a receção do seu gato.

Vá experimentando estas dicas e veja o que funciona com o seu gato. O mais importante é garantir que o seu gato bebe mais água!

PUB PUB