Gatos brancos e sol – uma relação que se quer saudável

Gatos brancos e sol - uma relação que se quer saudável

Muitos tutores de animais pensam que o pelo dos animais é suficiente para os proteger do sol. Mas não é assim! A adicionar a esse mito, a maioria dos gatos está sempre em casa. O que reforça a ideia de que não precisam de ser protegidos contra o sol. Principalmente os gatos de pelo claro, ou gatos brancos, estão muito expostos aos raios solares. Isto acontece porque as peles claras sofrem um maior risco, pois não possuem pigmentação natural. É esta que ajuda a bloquear os raios UV. As áreas mais vulneráveis são as que têm menos pelo – orelhas, nariz, boca, pálpebras e lábios. Os gatos sem pelo, como os da raça Sphynx, também estão muito expostos.

Sendo assim, existem alguns riscos que os gatos correm quando estão expostos ao sol, nomeadamente:

  • insolação – ocorre quando o animal fica exposto a muito calor, não conseguindo regular a sua temperatura interna
  • queimaduras solares – principalmente nas zonas mais claras e com menos pelagem, como as orelhas, nariz, lábios e barriga
  • dermatite – uma inflamação
  • cancro de pele ou melanoma – a consequência mais grave

Sendo assim, precisam de cuidados especiais e específicos para eles. E que estejamos atentos a alterações no pelo e pele, que podem indiciar algum tipo de doença de pele.

Aplique protetor solar

Deve ser colocado, principalmente, nas zonas mais sensíveis, como as orelhas e o nariz. O protetor solar deve ter um mínimo de FPS30 e ser adequado a gatos. O protetor solar veterinário é à prova de água. Além disso, tem um sabor amargo, o que previne o gato de lamber e ingerir acidentalmente.

Limite as idas à rua

Apesar de a maioria dos gatos não ir à rua, muitos passeiam-se em varandas ou ficam na janela, expostos ao sol. Principalmente no período mais perigoso, limite as idas à rua, ou a exposição solar, do seu gato.

Coloque filtros nas janelas

Todos sabem que os gatos adoram estar no quentinho. Uma cadeira alta à janela é muitas vezes o sítio preferido! Com a colocação de filtros anti-UV nas janelas, os gatos podem usufruir do sol em segurança.

Com estas pequenas ações, pode estar a proteger o seu gato branco ou de pelo claro. Para que tenha muitos anos, cheios de saúde!

PUB PUB