Como entreter os gatos sozinhos em casa

Os gatos são muito independentes, não é? Então porque será que nos esperam quando chegamos a casa, vêm ter connosco ao sofá ou se enroscam aos pés da nossa cama? Porque gostam da nossa companhia, claro.

Nos últimos meses, temos passado mais tempo em casa. Muitos são os que trabalham a partir de casa, ao mesmo tempo que cuidam da vida familiar. Pets incluídos. É por isso natural que, com o regresso às rotinas, os gatos se ressintam e se sintam sozinhos. Vamos dar uma ajuda aos nossos bichanos?

Formas de manter o gato entretido enquanto sozinho em casa

Jogos com guloseimas

Se o gato gosta de comer, este é um ótimo caminho! Há diversos brinquedos, onde se podem colocar guloseimas, e com os quais os gatos podem brincar durante horas.
Tenha somente atenção à quantidade de guloseimas, para que o gato não coma demasiado.

Caixas de cartão

Uma caixa de cartão colocada estrategicamente dá para grande diversão felina. Abra uns buracos, vá variando as posições e dê ao seu gato mais um motivo de brincadeira.

Papel e mais papel

O papel muda de forma e faz barulho, pelo que muitos gatos gostam de brincar com ele. Coloque em forma de bolinhas ou outras, num sítio alto e vai ver que o seu gato vai adorar mandar tudo para o chão.
Um saco de papel também é uma boa ideia, semelhante às caixas.

Mobiliário para ele

Além da caminha (que muitas vezes os gatos nem usam!), coloque alguns objetos de mobiliário para o seu gato. Vários postes, de preferência com arranhadores, podem formar uma espécie de ginásio para o seu gato brincar e fazer exercício.

Um lugar à janela

De preferência elevado, um lugar com vista privilegiada para a rua vai manter o gato atento ao que se passa, e mais entretido.

Um aquário de peixes

Desde que o aquário esteja bem protegido e não seja passível de ser derrubado, pode ser uma grande distração para o gato.

Aproveite o regresso às rotinas para introduzir algumas novas para o seu gato. Para que viva mais feliz em casa, mesmo quando está sozinho.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB