O enriquecimento ambiental é importante?

O enriquecimento ambiental significa acrescentar um ou mais elementos ao ambiente para promover bem-estar físico e psicológico. Isto é especialmente importante no caso dos gatos que vivem em apartamentos ou casas fechadas. Apesar de estarem mais protegidos dos perigos e doenças das ruas, mais necessitam de enriquecimento ambiental, por estarem mais suscetíveis a stress.

Existem diversas maneiras de promover esse enriquecimento

Nem todas envolvem grandes investimentos financeiros. Podem passar por interações com os donos, através de:

  • brincadeiras
  • adestramento
  • sessões de escovagem
  • socialização com outros animais domésticos

É importante que os donos garantam que é gasta energia mental e física suficiente ao longo do dia. Esta pode ser feita através de interação com o dono, proporcionando atividades e desafios. Uma boa forma de distrair e animar são os brinquedos. Estes podem ser bolinhas com guizo, varinhas com penas ou uma simples caixa de cartão. Certos brinquedos permitem que o alimento seja escondido, de forma a que seja preciso esforço para conseguir comer. Os arranhadores com prateleiras ou ter prateleiras ao longo da casa são boas formas de exercitar e disponibilizar zonas de acesso vertical. Estas são muito importantes para os gatos.

Os estímulos sensoriais diversos também são importantes

Estes podem ser deixar a televisão ligada ou uma fonte com água a correr. Manter vários locais com comida e oferecer a ocasional catnip, ou erva-do-gato, também fazem bem à saúde mental, oferecendo escolhas durante o dia-a-dia e afastando o tédio.

PUB PUB