O gato pode ter uma dieta vegan?

O veganismo tem vindo a ganhar adeptos ao longo do tempo, e são muitos os que pretendem alargar o seu regime alimentar aos seus animais de companhia. Antes de o fazer, é necessário compreender se esta é uma opção válida para gatos.

Este é um assunto bastante controverso, pois levanta questões relacionadas com opções e crenças pessoais, que levam à adoção de um estilo de vida vegan. Neste artigo, focamo-nos somente nas questões de saúde dos animais, pois é essa a nossa área de atuação.

No que diz respeito aos gatos, uma dieta vegan é desaconselhada.

Os gatos são animais carnívoros, que dependem da carne para obter os nutrientes necessários para uma vida saudável. Isto é especialmente necessário porque os gatos não conseguem produzir uma proteína designada taurina. Esta é essencial para o bom funcionamento do coração, visão, sistema reprodutivo e até digestão.
Particularmente, os gatos com deficiência de taurina podem desenvolver uma doença potencialmente fatal, a cardiomiopatia dilatada. Esta afeta o músculo do coração, impedindo que o sangue seja bombeado de forma eficiente.

No entanto, os gatos têm a capacidade de digerir fibras vegetais.
Assim, é possível dar-lhes frutas e vegetais como guloseima, em vez dos tradicionais biscoitos. Saiba quais as frutas e vegetais que pode dar ao seu gato e quais as que lhe irão fazer mal.

Alimentos vegan para gatos

Já existem no mercado opções de alimentos vegan para gatos. Estes poderão ser, à partida, adequados, pois foram desenvolvidos por especialistas, tendo em conta as necessidades nutricionais. Estes alimentos são enriquecidos com taurina, para garantir que o gato recebe a dose necessária.

No entanto, recomendamos que consulte sempre o médico veterinário do seu gato, e vejam em conjunto a melhor solução para ele. Afinal, a saúde do seu pet estará sempre no topo das prioridades.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB