Tenho um gato e vou de férias. E agora?

Cuidados com os gatos, quando vai de férias

A ida para férias é sempre um período muito apreciado pelos donos. No entanto, pode ser uma situação de instabilidade e de stress para os gatos. Isto acontece quer acompanhem os donos, fiquem num hotel ou em casa, entregues aos cuidados de amigos ou familiares.

Na grande maioria dos casos, os gatos não gostam de viajar

Sentem-se inseguros, pois tudo o que se passa à sua volta é novo e desconhecido. Felizmente, hoje já existem muitos hotéis para estadia de animais. Que garantem todas as condições para os albergar nas férias dos donos. Existem também serviços de pet sitting, garantindo o bem-estar no período em que os donos estão ausentes.Este serviço é garantido com a deslocação de pessoas que irão tratar dos seus gatos a sua casa. Desta forma, evita-se o stress habitual de mudança temporária de residência.

Aguentam perfeitamente uns dias em casa sozinhos e aceitam que alguém vá ver como estão

Se os donos estiverem fora mais de uma semana, devem dar algumas dicas sobre como substituir a areia da liteira. Caso contrário, corre-se o risco de começarem a limpar, ou melhor espalhar, esses detritos pela casa.

Como vão passar mais tempo sozinhos do que o habitual – e cheios de saudades dos donos – estes podem pedir ao petsitter que faça algumas festinhas, dirija umas palavras carinhosas e que passe alguns minutos a brincar.

Se vão estar fora apenas alguns dias e decidirem que ficam sozinhos em casa, os donos não se devem esquecer de lavar a liteira e mudar a areia antes de ir. Além disso, devem deixar alguns comedouros e bebedouros extra para que não falte nada para saciar o apetite e a sede.

Veja ainda alguns conselhos para deixar o seu gato sozinho, e em segurança.

PUB PUB