Os donos podem fazer o corte de unhas?

Os donos podem fazer o corte de unhas?

O corte de unhas a um gato não acarreta malefícios, desde que seja efetuado corretamente.

Como regra geral, apenas devem ser cortadas as unhas dos gatos que não tenham acesso ao exterior. Isto porque estas funcionam como arma de defesa e de fuga.

É raro os gatos gostarem de cortar as unhas

No entanto, quando habituados desde pequenos, passa a ser uma tarefa normal. Não há uma idade para começarem a ter as unhas cortadas. Preferencialmente, deve acontecer numa etapa antes de começarem a arranhar e estragar os materiais.

O corte das unhas pode ser feito em casa

É somente necessário que o seja de forma correta. Um corta-unhas normal pode ser utilizado, mas este pode lascar as unhas ou magoar. É por isso preferível um corta-unhas próprio para gatos. O processo tem de se desenrolar num ambiente familiar e tranquilo, para estarem bem confortáveis.

As unhas são diferentes das dos humanos

Estas estão ligadas a um osso (falange). Nelas passam vasos sanguíneos que, se forem cortados, provocam hemorragia e dor. Esta zona é conhecida como sabugo. Portanto, é muito importante os donos saberem onde deve ser feito o corte.

A extremidade da pata deve ser apertada delicadamente para mostrar as unhas na totalidade. Quando são claras, a tarefa é mais fácil, pois o sabugo é evidente. A localização correta, para efetuar o corte, encontra-se a cerca de três milímetros, abaixo da zona referida. A incisão deve ser precisa e rápida.

No entanto, quando a unha é escura pode ser mais difícil

Assim, há a necessidade de efetuar pequenos cortes e não um grande e definitivo. É preferível cortar pouco, e com maior frequência, do que em demasia e causar uma lesão. Se estiverem demasiado stressados, os donos não devem insistir, mas esperar que fiquem tranquilos.

Por vezes, os acidentes podem ocorrer. Nesse caso, os donos podem humedecer algodão em água oxigenada e segurá-lo na unha, até estancar o sangramento. Não se deve insistir em cortar o resto das unhas.

Por todos estes motivos, é sempre preferível o corte das unhas ser feito por profissionais.