Vamos dar banho ao gato em casa?

Os donos de gatos sabem que os seus bichanos são muito asseados. Gato que é gato está sempre limpo! De facto, quando tal não acontece, é de estar atento, pois costuma estar associado a algum problema de saúde.
No entanto, por vezes é necessário dar banho, porque o gato se sujou muito em alguma coisa. Ou porque tem um pelo muito comprido, que ficou embaraçado.

Numa altura em que não é possível ir ao veterinário fazer um banho mais cuidado, é importante continuar a assegurar a limpeza do gato. Mais ainda em tempos de Covid-19. Por isso, deixamos algumas dicas e conselhos para dar banho ao gato, em casa.

Dar banho ao gato em casa

Escolha o momento

Quando o gato está mais sonolento é a melhor altura. Ou mais cansado, como a seguir a uma intensa sessão com o seu brinquedo preferido.

Corte as unhas antes

As unhas dos gatos são uma forma de defesa. Por isso, antes de ir dar banho ao seu gato, proteja-se de arranhadelas assustadas.

Escove o pelo

Escovar o pelo antes do banho vai libertar o pelo morto e ajudar a que o banho seja mais eficiente. Caso o pelo tenha nós, como em gatos de pelo comprido, desfaça-os com a ajuda das mãos e depois de um pente apropriado.

Use água tépida

Para a temperatura, tenha como referência a adequada para o banho de um bebé.

Coloque um tapete antiderrapante

Um gato assustado, dentro de água, pode escorregar e magoar-se. Coloque um tapete antiderrapante para evitar acidentes.

Use um champô para gatos

Os champôs para humanos não são adequados a gatos- nem sequer os de bebé. Faça uma bolinha de espuma nas mãos e aplique na direção do pelo, com cuidado para evitar olhos e orelhas.

Enxague muito bem

O champô não pode ficar no pelo do animal, pois pode causar irritações ou até infeções. Passe por água abundante e assegure com a mão que já não há champô, antes de terminar.

Limpe o focinho

Para o focinho, use uma toalha só com água e lave-o bem, sem mexer nas orelhas.

Deixe secar ao ar

Os secadores de cabelo podem queimar a pele e assustar os gatos. Assim, seque com uma toalha, deixando o restante secar ao ar. Preferencialmente escolha um dia de calor para o banho, evitando fazê-lo à noite.

Escove novamente

Se o gato tiver pelo comprido, escove novamente antes que o pelo seque por completo. Desta forma, estará a evitar pelo embaraçado no processo de secagem.

No final, recompense

Ofereça palavras de incentivo, muito mimo, guloseimas e até brincadeira. Assim, o gato vai associar o banho a memórias positivas.