Gatos e arranhadores – Os melhores amigos

Gatos e arranhadores - Os melhores amigos

Os gatos são ótimos animais para ter em casa, mesmo em apartamentos. Não precisam de ir à rua passear e fazem as necessidades na caixa de areia. No entanto, têm um comportamento que pode levar os seus tutores donos à loucura. Adoram arranhar tudo!

Este comportamento é natural nos gatos e tem como funções:

  • Eliminar a camada exterior morta das garras
  • Marcar território, tanto visualmente como com odor
  • Espreguiçar o corpo e fletir as patas
  • Libertar energia

Sendo um comportamento natural, não é possível eliminá-lo. No entanto, pode ensinar o gato a arranhar em locais específicos, para que o seu sofá ou cortinas preferidos não fiquem arruinados!

A melhor forma de conseguir direcionar o arranhar dos gatos para um local concreto é ter um arranhador. No entanto, pode ser um desafio levar o gato a usá-lo.

O primeiro passo é a escolha do arranhador. Deve ter os seguintes cuidados:

  • a altura deve possibilitar ao gato colocar-se de pé e esticar-se
  • deve ser estável, para o gato se apoiar sem cair ou balançar
  • o material deve ser atrativo para o gato. Experimente corda natural enrolada à volta de uma coluna
  • deve ter mais do que um. Dessa forma, pode colocar vários pela casa. Isto é ainda mais importante se tiver vários gatos

Veja então as nossas dicas para incentivar o seu gato a usar o arranhador!

Coloque o arranhador sempre acessível

Pense nos melhores locais para colocar o arranhador. Perto de janelas, no local preferido e ao pé de sítios de passagem. Também é uma boa ideia colocar ao pé da zona de dormir, pois os gatos gostam de se espreguiçar quando acordam.

Torne a mobília desagradável

Se o gato já tem o hábito de arranhar peças de mobília, terá de fazer um esforço para o desincentivar. A melhor forma de o fazer é torná-la desagradável para ele. Colocar papel de alumínio ou fita adesiva nas partes preferidas, até o comportamento deixar de acontecer.

Bata palmas

Sempre que o gato for arranhar um local indesejado, bata as palmas! O som irá interromper o comportamento. De seguida, pegue nele e leve-o ao arranhador, mostrando-lhe que é ali que deve arranhar.

Torne o arranhador mais apelativo

Se o arranhador tiver o cheiro do gato, mais facilmente ele o irá usar. Por isso, experimente pegar nas patas do gato e roçar no arranhador, como que o ensinando a arranhar. Ao mesmo tempo que o faz, diga palavras em tom de incentivo. Também pode experimentar colocar erva-gateira ou produtos à base de feromonas.

Incentive a brincadeira

Experimente brincar com o gato ao pé do arranhador, com um brinquedo estilo varinha. Desta forma, ele irá empoleirar-se no poste do arranhador, para chegar ao brinquedo. Outra forma é colocar brinquedos na base do arranhador e tornar o local mais apelativo para o seu gato.

Experimente várias posições

Se o gato nunca usou o arranhador, pode não lhe ser intuitivo à partida. Pode experimentar colocar o arranhador de lado. Depois do gato se habituar ao uso, coloque-o então de pé, para que aproveite ainda mais.

Se tiver um gato bebé, ou muito jovem, comece desde logo a incentivá-lo a usar o arranhador.

Desta forma, será mais fácil continuar esse comportamento. De qualquer forma, nunca é tarde para começar a usar. O seu gato vai ficar feliz por ter um sítio onde arranhar as garras e se esticar. E a sua mobília vai ficar a salvo!