Como resolver a tensão entre cães que habitam a mesma casa?

Tensão entre cães da mesma casa

A tensão entre cães que habitam a mesma casa pode causar brigas, mesmo quando apenas rosnarem, que podem aparecer por disputa de território, por exemplo. Mas, se forem sérias, podem causar grandes dores de cabeça aos teus donos.

Muitos de nós, após uma briga mais séria, acabam por não conseguir conviver

Por isso, precisamos de viver separados do outro animal o resto da vida. Para ajudar a que isso não aconteça, ou mesmo que ocorra algo semelhante durante os passeios, algumas dicas podem ser essenciais.

Primeiros sinais de tensão

Dorso com pelo levantado, mostrar os dentes, baixar ou levantar demais a cabeça. Antes de uma briga, a nossa postura fica rígida e quase paralisada; muito focados, provavelmente não responderemos a comandos. Podemos ficar silenciosos ou emitir um rosnado baixo.

Prevenir as brigas

Avisa os teus donos que o treino de obediência é muito importante e deve treinar-se diariamente com comandos como “pare”, “largue” e “atenção!”. Assim, também se repete a posição do dono como líder.

O reforço positivo é muito útil

O “sim” é mais importante que o “não”. Os donos podem elogiar-nos desde filhotes para qualquer boa interação com outros cães. Desta forma, podem evitar que sejamos causadores de situações de tensão. Na rua, devem estar atentos a outros animais e ter noção dos sinais de alerta.

No caso de acontecer uma briga

Os donos devem manter a calma, o que pode ser difícil, mas é essencial. Devemos ser afastados, segurando-nos pelas patas traseiras, e não se deve gritar. Os donos devem levar-nos para outro local imediatamente e fazer comandos como “sente”, “deite”, “fique”.

Em casa, é também essencial não provocar situações que possam induzir o conflito

Como, por exemplo, a disputa por alimento, locais de repouso ou brinquedos. Nesse sentido, deve haver comedouros e bebedouros suficientes e a hora das refeições deve ser supervisionada.

Minimizar a tensão

Além disso, para minimizar a tensão, os donos podem recorrer ao uso de feromonas. Estas substâncias químicas têm diversas funções, incluindo a calmante e anti stress.