Dor em cães – conheça os sinais

Os cães também sentem dor, tal como nós. Mas, ao contrário de nós, não podem comunicar por palavras. Por falarmos “línguas” diferentes, pode por vezes ser difícil identificar quando os cães estão a sentir dor. É por isso que é preciso conhecer os sinais e estar atento.

Conheça os sinais de dor em cães

Grooming constante

Se o cão começar a lamber, de forma excessiva, uma área do corpo, é possível que exista uma dor associada. Mesmo que a dor seja interna, e não exista qualquer ferida ou lesão visível.

Maior vocalização

Há cães mais vocais que outros. No entanto, se o cão começa a ser mais vocal que o habitual, algo se poderá passar. Esteja atento a choramingar, rosnar, uivar ou latir invulgares.
Se tal acontecer, experimente inspecionar o corpo do cão, mas gentilmente. Se o cão for mais vocal numa área específica, poderá ser esse o foco da dor.

Perda de apetite

É sempre um mau sinal, uma vez que a maioria dos cães adora comer. Se rejeita a comida preferida, algo se passa. O mesmo em relação a beber água. Não arrisque e leve-o ao veterinário, pois pode ser dor ou outra condição médica.

Agressividade

Se o cão é dócil, comportamentos agressivos podem ser sinal de dor. Tenha especial cuidado ao inspecioná-lo pois poderá despoletar uma ação muito agressiva.

Ficar ofegante

É habitual os cães ficarem ofegantes depois de correr ou de uma brincadeira mais mexida. Mas se tal acontecer sem razão aparente, pode ser um indício de ansiedade, muitas vezes ligada a dor.

Movimentos difíceis

Se o cão mostra dificuldade em se mexer, ou menor destreza de movimentos, tal pode indicar algum tipo de dor ou doença. É um sinal bastante fácil de identificar, principalmente num cão habitualmente mais ativo.

Alterações de comportamento no geral

Além de conhecer os sinais, a melhor forma de assinalar que algo se passa com o seu cão, é conhecê-lo bem. Dessa forma, vai ser possível detetar facilmente mudanças de comportamento, que podem indiciar algum problema ou dor.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB