O cão come as suas próprias fezes? Saiba como o fazer parar

Fazer o cão parar de comer fezes: Saiba como!

O cão a comer as suas próprias fezes é, na verdade, um comportamento comum em alguns cães. Não significa isto que não deva ser corrigido. Até porque pode estar na origem de um problema de saúde.

Embora possa ser causado por subnutrição, isso é muito raro. Até porque, atualmente, as dietas veterinárias têm uma boa composição.

Mas afinal porque é que os cães comem as suas próprias fezes?

Razões médicas

  • Deficiência de enzimas digestivas
    A dieta veterinária tem todos os nutrientes necessários à saúde do cão. No entanto, não é igual à dieta obtida com a caça, a originalmente ingerida pelos cães. Por isso, se houver deficiência de enzimas, o cão poderá comer fezes para obter os nutrientes em falta. Os cães que têm deficiência de enzimas digestivas sofrem de uma patologia designada por Insuficiência Pancreática Exócrina. Esta patologia consiste numa digestão deficiente e inapropriada dos alimentos, com consequente diarreia crónica e libertação de grandes quantidades de gordura nas fezes (devido à deficiente digestão da gordura, que não é absorvida no intestino e acaba por ser expelida nas fezes). É devido à presença dos nutrientes não digeridos nas fezes, com especial foco na gordura, que os cães passam a achar essas fezes tão apelativas e as comem.
  • Parasitas
    O cão pode ter parasitas no estômago, a absorver os nutrientes da comida. Deste modo, o cão não recebe os nutrientes que precisa.
  • Aumento de apetite por doença
    Algumas doenças como a diabetes podem fazer aumentar o apetite. E as fezes são uma alternativa fácil para o cão se saciar.
  • Subalimentação
    Se o seu cão estiver a ficar magro, enquanto come uma alimentação equilibrada, experimente dar-lhe mais comida. É possível que tenha mais necessidades nutricionais, procurando outras fontes.

Razões comportamentais

  • Limpeza
    As cadelas com cachorros podem comer as fezes deles, para manter o ninho limpo.
  • Curiosidade dos cachorros
    Os cachorros são curiosos e podem comer fezes como parte do processo exploratório. Habitualmente acaba por passar. – Atração pelo cheiro Os cães adoram escavar a terra e são fortemente atraídos pelo cheiro. Ao contrário dos humanos, os cães não têm nojo das fezes. Por isso, se encontrarem, podem comer para experimentar.
  • Aborrecimento
    Um cão sozinho em casa todo o dia pode aborrecer-se! E comer fezes é uma opção para se entreter.
  • Necessidade de atenção
    Os cães adoram os seus tutores donos. Por isso, se se sentirem ignorados, podem comer fezes para chamarem a atenção!
  • Stress
    Um cão stressado pode comer fezes para aliviar o stress. Esteja atento a situações que podem potenciar o stress.
  • Castigo pelo comportamento
    Se o cão for castigado por comer fazes, pode continuar a fazê-lo para esconder e, assim, não ser castigado.
  • Imitação
    Se um cão for criado com outro mais velho, que tem este comportamento, é muito possível que o imite. Trate da questão com o cão mais velho e, à partida, fica resolvido.

Veja as nossas dicas para parar este comportamento:

  1. Tudo limpo!
    Apanhe as fezes do cão, assim que as faça. Ao estar tudo limpo, a tentação não existe.
  2. Mantenha-o entretido
    Se o seu cão for enérgico, garanta que faz bastante exercício. E tenha sempre disponíveis muitos brinquedos, para que não se aborreça
  3. Procure ajuda veterinária
    Existe medicação que altera o sabor das fezes e faz com que não fiquem”apetitosas”
  4. Parasitas?
    Verifique se o cão os tem
  5. Evite o castigo
    Segundo vários estudos, não resulta e não vai resolver o problema
  6. Premeie!
    A seguir a fazer as suas necessidades, pode dar uma guloseima, como forma de premiar o comportamento de não comer as fezes

Em suma, as causas mais comuns para um cão comer fezes são de saúde e comportamentais. Se as causas de saúde forem despistadas pelo médico veterinário, é hora de olhar para o comportamento. Ao saber o que se passa, facilmente poderá aplicar algumas medidas. E parar este indesejável comportamento.

PUB PUB