Ouvidos sempre limpos!

AE PET cao ouvidos web | Auchan&Eu

Os ouvidos dos cães precisam de ser limpos regularmente, porque é assim que se evita a acumulação do cerúmen, se limita o sobre crescimento de micro-organismos e, potencialmente, se previnem otites. Há cães com maior predisposição para otites, em função de terem orelhas penduradas ou eretas, da quantidade de pelo que existe nos pavilhões auriculares e canais auditivos, se molham frequentemente os ouvidos, ou ainda por serem animais com patologia alérgica. Assim, saber como se parece um ouvido saudável é o primeiro passo para conseguir detetar quando precisa o cão de ter as orelhas limpas ou até identificar um potencial problema.

Embora existam muitas informações de como limpar a orelha dos cães, cada caso é um caso – poderá ser necessária apenas a utilização de um produto de limpeza adequado ou até terem que ser cortados os pelos em torno do canal auditivo, por exemplo.

Por isso, na próxima visita ao médico veterinário peça para que lhe mostre como limpar os ouvidos do seu cão, que produto utilizar e como detetar potenciais problemas. A partir daí, é estar atento e incluir a higiene dos ouvidos na rotina habitual do seu cão.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet